Em entrevista ao Portal Panrotas, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fuundtur-MS), Bruno Wendling, adiantou que já tem trabalhado no planejamento de metas a serem cumpridas no governo de Eduardo Riedel. Turismólogo, com larga experiência no setor, ele foi reconduzido ao cargo no novo governo e recebeu apoio de todo o trade turístico.
Segundo o dirigente, o principal objetivo da Fundtur-MS será potencializar as ações que mais deram certo na sua gestão passada:
“Iremos promover a inovação da oferta turística, dar apoio à formatação de novos produtos e roteiros, apoiar a segmentação da oferta turística (que inclui a observação de aves, o ecoturismo, o turismo de pesca esportiva, os eventos), e ampliar o projeto de turismo de base comunitária realizado junto às aldeias indígenas. Neste ano iremos fortalecê-lo e talvez ele vire um programa”.
Bruno adiantou que algumas ações ganham destaque este ano, como um programa de promoção turística que será lançado no primeiro semestre e irá atingir o público intermediário e final.
"A nova ação promocional reunirá características culturais e gastronômicas do Estado, como forma de ampliar sua visibilidade", destaca. Ele também dá ênfase ao programa de big data iniciado no ano passado: "O objetivo é transformar o Observatório do Turismo do Estado em um centro de inteligência turística, com um b anco de dados potente que nos permita antecipar tendências de mercado".
Mais voos e promoções
“O programa deve ficar pronto até a metade do ano”, disse Bruno Wendling, que também falou sobre a importância do repasse de recursos financeiros para ajudar instâncias regionais a executarem ações e da ampliação do programa de apoio a eventos:
"Em cinco anos apoiamos mais de 110 eventos com mais de R$ 6 milhões repassados a mais de 20 municípios. Agora, iremos potencializar esse programa, com foco em eventos esportivos e de negócios".
Wendling conta que a Fundtur-MS tem tido muito êxito com campanhas promocionais promovidas junto a operadores de viagens nacionais e internacionais, com destaque para a captação de eventos de operadoras dentro do Estado.
"Temos dado enfoque aos roadshows, que passam por vários destinos emissivos do Brasil, e também à nossa participação em feiras mais especificas, nas quais temos visibilidade e destaque diferenciados em relação a outros destinos participantes".
Segundo ele, a captação de voos para os principais destinos, buscando diversificar a oferta da malha aérea do Estado também está nos planos de sua gestão. Ele lembrou que o Governo do Estado tem investido na reforma e ampliação de aeroportos regionais e reduzido a alíquota dos combustíveis para atrair as companhias aéreas.
Sustentabilidade
Cumprindo metas previamente estabelecidas pelo Governo do Estado de redução de carbono neutro, o papel da Fundtur-MS será também de focar a sustentabilidade como estratégia de potencialização do turismo sul-mato-grossense. Wendling lembra que em 2022, Bonito foi ceertificado como o primeiro destino de ecoturismo do mundo em carbono neutro.
Para isso, a fundação pretende trabalhar mais fortemente com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para ampliar essa certificação e as metas de redução de carbono em alguns destinos do Estado.
O dirigente finalizou a entrevista ao Panrotas afirmando que também está no planejamento o aumento da captação de investimentos privados por meio do programa de captação de investimentos. "O intuito é fazer a busca por investidores de forma mais agressiva", conclui Wendling.
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