A United Airlines tornou-se a primeira companhia aérea dos EUA a adicionar Braille no interior de aeronaves. Até o momento, a companhia aérea equipou cerca de uma dúzia de aeronaves com marcações em Braille, nas fileiras individuais e nos números de assentos, bem como dentro e fora dos lavatórios.
Segundo o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, aproximadamente 27 milhões de pessoas com deficiência viajaram de avião no ano de 2019.
Até o momento, a companhia aérea equipou cerca de uma dúzia de aeronaves com marcações em Braille, nas fileiras individuais e nos números de assentos, bem como dentro e fora dos lavatórios. A United espera equipar toda a sua frota principal com Braille até o fim de 2026.
“Encontrar seu assento em um avião ou chegar ao lavatório são coisas fáceis para a maioria de nós, mas, para milhões de clientes nossos, pode ser um desafio fazer isso de forma independente”, disse Linda Jojo, vice-presidente executiva e diretora de clientes da United. “Ao adicionar mais sinalização tátil em todos os nossos interiores, estamos tornando a experiência de voo mais inclusiva e acessível, e isso é bom para todos.”
Novo aplicativo
Além de adicionar o Braille, a United está trabalhando com outras instituições dos Estados Unidos, como a Federação Nacional de Cegos (NFB), o Conselho Americano de Cegos (ACB) e outros grupos para o uso de outros auxílios de navegação tátil em toda a cabine, como letras maiores, números e setas.
“A experiência de voo é, muitas vezes, frustrante por uma série de razões, e uma delas é a quantidade de informações que estão disponíveis exclusivamente por meio de placas impressas e outros indicadores visuais. Esperamos continuar trabalhando com a companhia para explorar maneiras adicionais de tornar os voos mais acessíveis e menos estressantes para passageiros cegos”, declarou Mark Riccobono, presidente da NFB.
Além das aeronaves com Braille, a United tem adotado outras medidas para também facilitar a vida dos passageiros e tornar a experiência de viagem mais acessível. O aplicativo da companhia aérea foi redesenhado para o uso por pessoas com deficiência visual, assim como as telas de entretenimento a bordo, com redefinição de cores, contrastes e ajustes de tamanhos, além de recursos como leitor de tela e conversão de texto em fala.
Leia Também
WTM Latin America de 2024 foi a maior da história
Embratur e Sebrae patrocinam a Casa Brasil durante as Olimpíadas de Paris
Stopover: a opção que permite fazer duas viagens pelo preço de uma
Brasileiros são menos propensos que argentinos à dietas sustentáveis
Baleias encantam turistas no litoral norte de São Paulo no inverno