O turismo brasileiro deve movimentar, até o final de 2023, mais de R$ 82,7 bilhões, o que representa uma vantagem de 9,6% em relação ao ano passado, quando esse número foi de R$ 75,5 bilhões. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais.
Para Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, o cenário é de otimismo, já que finalmente o setor não só se recuperou, como deve ultrapassar o patamar anterior à Covid-19. “Em 2019, o potencial de consumo em viagens foi de R$ 71,6 bilhões, ou seja, para este ano está previsto um incremento de 15,4% no segmento”, afirma.
Nos cálculos acima, são levadas em conta despesas com alimentação, hospedagem, passagens aéreas e de ônibus, combustível e excursão.
Com a demanda em alta, a quantidade de empresas turísticas também cresce no País. Segundo o IPC Maps, de 2022 para cá, 1.801 novas unidades foram abertas — um acréscimo de 2,5% —, totalizando atualmente 73.553 estabelecimentos existentes no País.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do país, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento.
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