sexta, 19 de julho de 2024
DESTINO MS

Os atrativos de um Estado privilegiado pela natureza

12 JUL 2017 - 00h02Por Redação

Mato Grosso do Sul, que nasceu da divisão de Mato Grosso em dia  11 de  outubro de 1977, é uma região abençoada pela natureza: na sua estória, os mares de Xaraés como a origem do Pantanal; a  chegada dos primeiros  colonizadores em busca do ouro; sua cultura construída a partir da influência  da ocupação humana datada  de 10.000 A.C,  pelos indígenas  e da  proximidade com a fronteira.

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, juntamente com Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, faz divisa com outros cinco estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás,  Mato Grosso e fronteira ao Sul com o Paraguai e a Oeste com a  Bolívia, sendo banhado pelas bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai e seus afluentes. Sua vegetação  dominante tem características de cerrado.

O Pantanal, uma das maiores planícies de sedimentação e a maior planície inundável do mundo, tem aproximadamente 140 mil km², com 65% do seu território no Estado de Mato Grosso do Sul. Apresenta fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciado por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e de Mata Atlântica que se estende até a Região da Serra da Bodoquena.  O Pantanal  foi reconhecido pela UNESCO, no ano 2000, como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra.

De origem e tradição agropecuária, o Estado tem na sua gastronomia uma resultante dos elementos culturais e naturais que construíram suas tradições e costumes: a variedade de peixes que se reflete numa culinária rica e exótica, o churrasco com mandioca que também é muito apreciado, assim como o  tereré (espécie de mate gelado), os doces caseiros feitos de frutas típicas da região. Da influência fronteiriça, destacam-se a chipa, a saltenha, a sopa paraguaia e o locro.  Dentre as manifestações culturais, no artesanato a expressão indígena é predominante com belíssimas peças rústicas e originais.

Todo esse mosaico natural e cultural  que o Estado de Mato Grosso do Sul  abriga nos setenta e nove municípios, está à disposição para ser conhecido e desfrutado em dez regiões turísticas:

Leia Também

Relatos de viagem

Gabi viveu o deserto e o céu mais estrelado do mundo

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Leio na mídia: "Bugio expressa ternura ao ver a irmã com o sobrinho no Pantanal..." É muita masturbação.

Silvio de Andrade, jornalista

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

MARCO MORAES

Não confunda sustentabilidade com ideologia

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Fogo Classe P de Pantanal

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Um Caminho