sexta, 26 de abril de 2024
OLHA SÓ!

Joga Burger, primeiro bar de MS a participar da Negroni Week

23 JUN 2019 - 12h41Por REDAÇÃO

Pela primeira vez, um estabelecimento de Mato Grosso do Sul é selecionado para fazer parte da Negroni Week, evento mundial promovido pela Campari. A iniciativa celebra um dos coquetéis mais populares do mundo, o Negroni. Na edição 2019, em que o Negroni completa 100 anos de existência, o Joga Burger (Av. Nelly Martins, 76), da capital sul-mato-grossense, conseguiu uma vaga entre os bares participantes espalhados pelo mundo.

A Negroni Week, que começa na segunda-feira (24) e segue até dia 30 de junho, movimenta bares e restaurantes para apresentarem suas releituras do drinque. Também com um lado social, os valores que os bares pagam pela inscrição no evento e os valores de parte da venda de Negroni durante a semana são arrecadados pela Campari, pois são revertidos para instituições sem fins lucrativos em 40 lugares ao redor do globo. 

Na JogaBurger, o destino da doação será a organização Slow Food International, que fomenta o consumo de alimentos de forma sustentável e o uso de produtos locais. Por isso, além de releituras do clássico Negroni, o Joga Burger apresentará em seu cardápio, nesta semana especial, pratos inspirados na cultura local de Mato Grosso do Sul.

Cumbaru, pequi

Em cada estabelecimento, há peculiaridades na forma de participar da Negroni Week, é o que um dos proprietários da Joga Burger, Rafael Dalpiaz, explica. “Nós optamos por apresentar, além do Negroni clássico, mais quatro releituras do drinque: o Luminífera, o Orange Moon, o Negroni JogaBurger e a Poção do Conhecimento Ancestral”, afirmou Rafael. 

Ainda de acordo com Rafael, o Luminífera tem Angostura Orange Bitter, o Orange Moon tem esfera de suco de laranja e raspas, o Negroni JogaBurger tem redução de flores de hibisco, Vermouth Bianco e toque de carvalho. Já a Poção do Conhecimento Ancestral, será servida nas garrafinhas similares às das tavernas de campanhas de Role-playing game  (RPG), que costumam ser realizadas no local.

Para acompanhar os quatro tipos de Negroni especiais, também foram desenvolvidos lanches diferentes. “Criamos sanduíches inspirados na vibe Slow Food, como o Chicken & Pequi, com pedaços de coxa e sobrecoxa desossadas, queijo Gruyère e picles de pequi. Além da Cerrado Salad com mix de folhas verdes, lascas de parmesão e crocante de castanha de cumbaru, acompanhada de maionese de pequi”, detalhou Rafael Dalpiaz, demonstrando como pretendem prestigiar a culinária sul-mato-grossente durante a semana.

História

Em Mato Grosso do Sul é a primeira vez que um estabelecimento participa da Negroni Week, mas em São Paulo, esta é a quinta edição do evento que conta com representantes brasileiros. O realizador do evento, Grupo Campari, é uma empresa italiana que opera desde 1860 na indústria de bebidas de marca. O Negroni é feito de Campari, vermouth e gim, em doses iguais.

Há relatos de que o drinque nasceu de um capricho do conde Negroni, que pediu ao bartender do Caffè Casoni, em Florença, uma bebida mais forte que seu tradicional americano (Campari, vermute e água gaseificada). O barman teria apenas trocado a água pelo gim e acrescentou uma casca de laranja, e se manteve um clássico até hoje, sendo reinventado por diversos países de formas diferentes.

#JogaJunto #NegroniWeek

@jorgaburger

facebook.com/JogaBurger

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal expõe: vamos resetar velhos preconceitos?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo