sexta, 03 de maio de 2024
PARCERIA

Embratur e portugueses articulam a ampliação do turismo de eventos

27 FEV 2023 - 19h35Por REDAÇÃO

A diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil, participou de encontro com empresários do turismo de Portugal, a convite do presidente do World Trade Center (WTC) de Lisboa, Luciano Menezes. Gil está em Portugal para participar da Feira Internacional de Lisboa, que ocorre entre os dias 1º e 5 de março e deve receber mais de 50 mil visitantes.
 
O objetivo da reunião é articular iniciativas de promoção do turismo de eventos, com foco em segmentos, como o esportivo, e trazer mais visitantes portugueses para o Brasil. Além de Gil e Montenegro, participaram do encontro o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso; a diretora de vendas do Sofitel em Lisboa, Patrícia Costa; o sócio e diretor de Marketing da VOQIN, Miguel Assis; Ana Fontoura, diretora de sustentabilidade do Grupo Fidelidade; o diretor de Operações da Report Eight, Pedro Sampaio; o presidente da Associação Parques de Campismo Alentejo e Algarve, Carlos Rodrigues; a presidente da Feira Internacional de Lisboa, Maria João Matos; e o gerente de Mercados Internacionais da Embratur, Bruno Reis.
 
Gil ressaltou a importância do mercado português para o turismo brasileiro e que o encontro com empresários é o pontapé inicial para a retomada da promoção no país europeu. “Esse encontro realizado pelo WTC com empresários portugueses marca o reengajamento da Embratur com o mercado internacional. Vamos desenvolver em conjunto com o trade uma série de ações para que a promoção seja mais inteligente e aumente a entrada de turistas em nosso país. O WTC será um parceiro nesse desafio”, afirmou.

Reposicionar destinos
 
A diretora de Marketing da Embratur lembrou que, em 2005, mais de 350 mil visitantes portugueses estiveram no Brasil. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o número despencou para 176 mil. “A nova Embratur vai reposicionar os destinos turísticos brasileiros, sob estratégias de branding (Marca Brasil) e temas novos, como sustentabilidade e ações climáticas. Nossa meta será retomar, o mais breve possível, o patamar de 2005”, avaliou.
 
Segundo dados do Ministério do Turismo (2019), 55% dos portugueses visitaram destinos do segmento sol e praia, 20% procuraram experiências relacionadas à cultura e outros 20%, à natureza, ecoturismo e aventura. “Com a promoção baseada em dados, há enorme potencial de crescimento dos segmentos relacionados à cultura e à natureza, e de lançar novos produtos, sem descuidar do sol e praia. São perfis distintos de turistas”, avaliou Gil. Ela também pontuou que 93% dos portugueses que visitaram o Brasil desejam retornar ao país.
 
O presidente do WTC, Luciano Montenegro, afirmou que o encontro foi um passo importante para divulgar mais os destinos brasileiros em Portugal. “Além de promover o Brasil, a rede de 320 World Trade Centers espalhados por 93 países está à disposição para ampliar e fortalecer os negócios”, anunciou.
 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

RICARDO HIDA

Tudo que não é relevante, deixa de existir

ARMANDO ARRUDA LACERDA

O Jardim do Guia Lopes, laranjal da fronteira

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias