O município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, foi o sexto destino a receber o Workshop Conexão Embratur. O treinamento, que já passou por cinco estados do país, é fruto de uma parceria da Agência com o Sebrae. A iniciativa tem o objetivo de dar orientações estratégicas a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.
Em Corumbá, o workshop foi realizado no dia 7 de agosto e reuniu 24 participantes entre empresários, membros de entidades e agentes públicos ligados ao trade turístico do município e de outras cidades do Estado, como Ladário e Bonito.
Segundo o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, a capacitação com o trade local irá possibilitar os envolvidos no setor do turismo a elevarem o potencial turístico da cidade, pois esses destinos recebem muitos turistas nacionais e internacionais, sobretudo pelo ecoturismo.
“A oportunidade da Embratur de poder trazer um guia para a promoção internacional do turismo de Mato Grosso do Sul se torna ainda mais relevante, pois o estado já atende muitos turistas estrangeiros e oferece experiências únicas, principalmente no ecoturismo, turismo de aventura e turismo fluvial. Além disso, ter Corumbá como anfitrião deste workshop reforça a valorização da história e cultura das comunidades envolvidas com o turismo internacional”, destacou.
Capacitação
Já foram seis os estados visitados pela Conexão Embratur: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Macapá, Goiás e Mato Grosso do Sul, respectivamente. A iniciativa pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo deste ano. A ideia é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços atendam bem o turista estrangeiro. Nossa equipe também apresenta dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, é um diálogo que ajuda a entender o perfil do nosso turista e nos permite investir de forma mais assertiva para atendê-lo cada vez melhor”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na caravana de capacitação por todo o Brasil. “O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A Embratur e o Sebrae ainda estudam quais os próximos destinos que receberão, em breve, a capacitação.
Leia Também
Bonito na rota: Azul estreia rota para Assunção de olho em paraguaios
As 6 principais tendências para o turismo incluem estética retrô
1 em cada 3 brasileiros deve gastar mais de R$ 8 mil nas férias de verão
4 em cada 10 brasileiros querem explorar experiências nas férias
Alta do dólar: Como se preparar para uma viagem internacional?