sexta, 26 de abril de 2024
FEIRA

WTM LATIN AMERICA DEBATEU A RECONSTRUÇÃO DO TURISMO

07 ABR 2022 - 09h07Por REDAÇÃO

A WTM Latin America, realizada de 5 a 7 de abril em São Paulo, foi palco de debates sobre temas essenciais à reconstrução do turismo. Com plateias lotadas, os três teatros -- Diversidade & Inclusão, Travel Tech e Turismo Responsável -- destacaram desafios como qualificação profissional, iniciativas em prol da diversidade e o uso de dados para guiar decisões estratégicas.

A feira ocorre anualmente e atraiu cerca de 19 mil profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Em sua nona edição -- a primeira 100% virtual, realizada em 2021 -- a WTM Latin America seguiu seu foco na geração efetiva de negócios e atingiu a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores.

Mato Grosso do Sul participou da feira com um estande de 105m² e uma caravana de dirigentes e empresários, em parceria com o Sebrae/MS. A Fundação de Turismo de MS (Fundtur) promoveu os principais destinos e também divulgou o novo atrativo do Estado, o Bioparque Pantanal, inaugurado em Campo Grande, com atendimento ao público, relacionamento com a mídia especializada, operadores e agentes de viagem.

O principal evento B2B da região começou com uma capacitação do Ministério do Turismo, com o tema “o bem-atender do turismo acessível”, que trouxe dados para a implementação de políticas de acessibilidade e ações de capacitação do trade. Carlos Brito assumiu o Ministério do Turismo há seis dias e visitou a WTM Latin America.

 

“O turismo merece ser o grande protagonista desse país”, disse. Acompanhado por Simon Mayle, diretor do evento, Brito andou pelos dois pavilhões e prometeu uma gestão de continuidade, fazendo questão de conversar com muitos dos dirigentes, expositores e empresários presentes. O ministro visitou também o estande de Mato Grosso do Sul, onde se encontrou com o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, Bruno Wendling.

Chile is Back

Verônica Kunze, subsecretária do Chile, também reforçou a importância do turismo para a recuperação econômica e ressaltou o papel da WTM Latin America para restabelecer as conexões e criar novos laços comerciais. “É emocionante encontrar as pessoas de novo depois de tanto tempo. Vamos seguir trabalhando para ter uma contínua movimentação de turistas entre Brasil e Chile”, disse. O país recebeu 4,5 milhões de turistas internacionais em 2019 e a projeção é fechar o ano com 2 milhões de viajantes.

Sob o mote “Chile is Back”, o país participou do evento com uma comitiva de 25 empresas que representam todas as regiões turísticas chilenas. A ideia é mostrar aos agentes de viagens e operadores toda a oferta de novos produtos e serviços desenvolvidos com foco em experiências. Segundo Verônica, na próxima semana o Chile deve anunciar um relaxamento nas restrições à entrada de viajantes internacionais.

 

Dados, pessoas e tecnologia

O impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia no turismo foi abordado no painel “A perspectiva para o turismo na América Latina, no Brasil e no mundo pós-pandemia”. Segundo Juán Gómez, head de Inteligência de Mercado da FowardKeys, as intercorrências relacionadas com o confronto já estão em patamar limitado, mas outros fatores decorrentes devem ser observados como a superinflação e a consequente diminuição no poder de compra.

Leonardo Seabra (Empresa Potiguar de Promoção Turística) e Nicolás Franco (ProColombia) participaram do debate e defenderam o uso de dados como saída estratégica para a reconstrução dos negócios. Entender a demanda, criar produtos customizados -- seja por segmento ou com foco em mercados emissores -- e monitorar os resultados é essencial para ter resultados assertivos.

Outra frente importante nesse sentido é desenvolver programas de qualificação profissional, um grande desafio que não se limita à indústria do turismo. Cássio Sales Oliveira, Claiton Armelim e Gregorio Polaino defenderam que a iniciativa traz oportunidades na retenção de talentos e consolida relacionamentos de fidelidade e confiança entre empregador e colaborador, além de impulsionar a competitividade do país.

 

Identificação biométrica

Em termos de serviços públicos, Daniel Antonelli, gerente do departamento de Novos Negócios do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), apresentou novidades que estão em desenvolvimento e devem ser disponibilizadas em breve. O “Embarque+ Seguro” é uma tecnologia que cruza informações do banco de dados dos órgãos governamentais e possibilita que o passageiro embarque em aviões sem precisar apresentar qualquer documento, apoiado na identificação biométrica. Os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) já devem ter essa facilidade no segundo semestre.

 Outra estreia aguardada é o novo check-in totalmente digital em hotéis, integrado ao sistema gov.br, o que permite centralizar tudo em um único banco de dados. “Como estas informações são ainda analógicas, elas acabam se perdendo. Com um banco de dados mais completo, vai ser possível gerar painéis para a indústria do turismo, desde a saída do passageiro de casa, qual transporte utiliza, onde se hospeda e muito mais”, explicou.

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