sexta, 26 de abril de 2024
FENÔMENO

Vídeos mostram o Rio Cuiabá 'recheado' de peixes

16 DEZ 2019 - 06h43Por SITE OLHAR DIRETO

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o Rio Cuiabá recheado de peixes. O fenômeno acontece na piracema, período de reprodução dos peixes, quando eles deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas com ervas para desovar. As imagens teriam sido gravadas no último dia 11 de dezembro.

Voltaram as "lufadas" de peixes no Rio Cuiabá! A retenção de sedimentos e regularização do aporte de água da Usina Hidrelétrica do Manso apresenta suas consequências positivas, segundo especialistas.

Com potência instalada de 212 MW, a usina foi projetada para atender ao conceito de usos múltiplos do reservatório e da água. Entre os benefícios do aproveitamento múltiplo de Manso, destaca-se o de regularizar os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá, contribuindo para reduzir os danos socioeconômicos.

“Pantanal expõe, não impõe!”, define o pantaneiro Armando Lacerda, do Instituto AGWA Soluções Sustentáveis.

Vejam o vídeo: https://youtu.be/7HHk0-so2wQ

Piracema

Mato Grosso é o primeiro Estado a definir o período de proibição da pesca tendo por base estudos científicos, já que a medida assegura a reprodução dos peixes, garantindo a preservação de espécies e o estoque pesqueiro. A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciados por meio da Ouvidoria da PMMT pelo 0800-65-3939.

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental intensificam a fiscalização nos rios durante o período de defesa da piracema, iniciado em 1º de outubro. A prática da pesca ilegal gera multas, que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, além da apreensão do pescado e equipamentos.   

O patrulhamento é realizado por meios fluvial e terrestre, nas principais bacias hidrográficas, a fim de coibir a prática da pesca predatória. A “Operação Vigia” tem como objetivo resguardar os recursos naturais e combater o desrespeito ao período de proibição à pesca amadora e profissional que segue até o dia 31 de janeiro de 2020.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal expõe: vamos resetar velhos preconceitos?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo