Os 12 municípios brasileiros selecionados para se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), dentre os quais Bonito, em Mato Grosso do Sul, iniciam uma nova etapa do Programa Turismo Futuro Brasil. Eles vão participar de oficinas para definição do plano estratégico e análise integrada até o fim de setembro.
As ações foram traçadas durante reunião no escritório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em São Paulo, com a participação do Sebrae, do BID e da GKS Inteligência Territorial, consultoria responsável pela execução da iniciativa.
“É uma reunião de trabalho para avaliarmos o nível das ações em cada um dos 12 destinos e os avanços já realizados”, afirma Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae. Segundo ela, desde maio, os municípios selecionados estão recebendo acompanhamento técnico da GKS Inteligência Territorial, com apoio do Sebrae nos estados.
Novo posicionamento
O Programa Turismo Futuro Brasil é uma parceria estratégica entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave visando fortalecer e consolidar a estratégia de Destino Turístico Inteligente (DTI) em 12 municípios no Brasil.
Os destinos participantes da Jornada DTI do programa são Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.
O início das ações foi marcado pela realização do 1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil, entre 10 e 12 de maio, em Curitiba (PR), com a assinatura do termo de adesão. Desde então, cada município já participou de alinhamento metodológico e de jornadas, bem como da fase de entrevistas qualificadas e caracterização do cenário atual.
O foco desta iniciativa será a gestão de dados, inovação, sustentabilidade e experiência. Isso contribuirá para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado nacional e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes.
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