A preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá vai ser tema de um seminário promovido pela Prefeitura na próxima quinta-feira, 17, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. O evento vai abordar reflexões que visam o desenvolvimento de estratégias de preservação para o município.
Coordenado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, através de sua Gerência do Patrimônio Histórico, o seminário será direcionado aos servidores públicos de Corumbá, mas também é aberto à participação da população.
Palestrantes: Joanita Campos Amettla (gerente do Patrimônio Histórico); Fábio Almeida (mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural) e Maria Olívia Pessoni Junqueira (procuradora da República).
O evento será no auditório do Museu de História do Pantanal (Muhpan), que fica na rua Manoel Cavassa 275, a partir das 9 horas.
Data marcante
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ihhan), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.
É patrimônio cultural o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e as referências do modo de vida e identidade social. Um dos patrimônios históricos icônicos de Corumbá é o Casario do Porto Geral.
Leia Também
COM ATRASO, ACESSO À PONTE BIOCEÂNICA DEVE COMEÇAR EM SETEMBRO
MSGÁS alerta para prazo no cadastro de projetos
DESABAMENTO DO TETO DE CASARÃO HISTÓRICO REVELA ABANDONO DO PORTO GERAL
Bonito e região entre os preferidos em setembro
CAMPO GRANDE DESPONTA ENTRE AS CIDADES ONDE OS IPÊS ATRAEM OS TURISTAS