sexta, 21 de junho de 2024
ENCONTRO

Seminário discutirá patrimônio histórico e cultural de Corumbá

09 AGO 2017 - 15h30Por Redação

A preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá vai ser tema de um seminário promovido pela Prefeitura na próxima quinta-feira, 17, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. O evento vai abordar reflexões que visam o desenvolvimento de estratégias de preservação para o município. 

Coordenado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, através de sua Gerência do Patrimônio Histórico, o seminário será direcionado aos servidores públicos de Corumbá, mas também é aberto à participação da população.

Palestrantes: Joanita Campos Amettla (gerente do Patrimônio Histórico); Fábio Almeida (mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural) e Maria Olívia Pessoni Junqueira (procuradora da República).

O evento será no auditório do Museu de História do Pantanal (Muhpan), que fica na rua Manoel Cavassa 275, a partir das 9 horas.

Data marcante

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ihhan), onde o historiador trabalhou até o fim da vida. 

É patrimônio cultural o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e as referências do modo de vida e identidade social. Um dos patrimônios históricos icônicos de Corumbá é o Casario do Porto Geral.

Leia Também

Relatos de viagem

Gabi viveu o deserto e o céu mais estrelado do mundo

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Leio a manchete: 'deputados de MS propõem audiência para solucionar queimadas'. Pantanal está salvo, graças a Deus!

Silvio de Andrade, jornalista

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Lei do Pantanal: tirou o boi, fogaréu entrou!

MARIANA PONTES

Cerrado e Caatinga são patrimônios do Brasil e precisam ser protegidos

EDUARDO CRUZETTA

Um dia pelo Meio Ambiente, 300 anos pela pecuária conservando o Pantanal