quarta, 21 de fevereiro de 2024
NATUREZA

Pirafolia, o carnaval ecológico de Piraputanga promete!

Evento para curtir em família em um lugar privilegiado: rio, morraria, hospitalidade

13 FEV 2020 - 06h00Por SÍLVIO DE ANDRADE

O distrito de Piraputanga, em Aquidauana, concentrará uma das maiores festas momescas este ano, com a parceria firmada entre o Governo do Estado, prefeitura do município e empresários. A comunidade situada à beira do Rio Aquidauana promoverá a sétima edição do Pirafolia de 22 a 25 fevereiro.

Com o apoio do Governo do Estado em infraestrutura e a participação do vereador Yossef Saliba e comerciantes locais, a prefeitura de Aquidauana promoverá em Piraputanga um dos melhores carnavais ecológicos de Mato Grosso do Sul. Um evento que unirá animação com duas bandas, na praça principal do distrito, e a natureza, que privilegia a região.

“A parceria do Estado demonstra o carinho do governador Reinaldo Azambuja com a nossa região e seu compromisso em alavancar o turismo na Estrada Ecológica, a qual asfaltou, mesmo num momento de crise”, afirmou o prefeito aquidauanense, Odilon Ribeiro. “O Pirafolia ganha uma nova dimensão e será um megaevento”, completou.

Carnaval Ecológico terá duas bandas, praça de alimentação e posto de atendimento ao turista: animação total!

Folia em familia

Com organização do empresário Renato Amorim, o carnaval ecológico de Piraputanga terá como atrações, de 22 a 25 de fevereiro, as bandas Lilás e Linha de Frente, além de apresentação das baterias e passistas das escolas de samba de Aquidauana. A Corte de Momo, a ser eleita dia 18, também animará a festa.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana, Humberto Torres, informou que este ano a prefeitura decidiu realizar o desfile das escolas de samba na cidade (Avenida Pantaneta), dia 24, e os bailes populares em Piraputanga, visando atrair turistas para o distrito e região com o incentivo do asfalto da MS-450 implantado pelo Governo do Estado.

“O Pirafolia é um grande momento para fortalecermos o nosso destino turístico, por se tratar, também, de um evento diferenciado, familiar, onde o visitante tem a oportunidade de vivenciar a natureza, seja a pesca no Rio Aquidauana, ou a beleza cênica da morraria da Serra de Maracaju”, realçou.

A prefeitura de Aquidauana e seus parceiros montarão uma megaestrutura na praça principal de Piraputanga, com palco para os shows, praça de alimentação e posto de atendimento ao turista. Também será montada uma área vip, com reserva de mesas.

Passeio inesquecível

Em 2019, segundo Humberto Torres, o Pirafolia atraiu mais de dez mil pessoas ao distrito, lotando a rede hoteleira da região, e esse ano não será diferente. “Quem vai curtir o carnaval de Piraputanga tem que fazer logo sua reserva nos hotéis e áreas de camping ou alugar uma casa de temporada”, avisou.

Pirafolia é uma ótima opção para quem quer brincar o carnaval em um lugar tranquilo, pacato, cercado por uma natureza exuberante que permeia a Serra de Maracaju. Cruzar a morraria pela MS-450, a Estrada Ecológica, agora pavimentada e sinalizada, é um passeio inesquecível.

A estrada (acesso pela BR-262, 80 km distante de Campo Grande) é um antigo acesso à Aquidauana e integra os distritos de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti), Piraputanga e Camisão. O Rio Aquidauana acompanha a via e a pescaria de barranco é um ótimo programa, entre os paredões da serra, com acesso pelos pesqueiros.

Mais informações sobre hospedagem e os atrativos turísticos: 3241.7417 (Fundação de Cultura e Turismo). 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O fogo tem devastado as unidades de conservação do Pantanal, porém as Ongs culpam os vizinhos pantaneiros. E ai MP?

Silvio de Andrade, jornalista

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

ZECA CAMARGO

Dentro da Terra, dentro de mim

Silvio de Andrade

Desembaraçando pantaneiros dos antropizadores 

AFONSO CELSO VANONI DE CASTRO

"Ameaças são naturais, desastres não"