terça, 05 de dezembro de 2023
CONTROLE

Imasul adere ao uso de drone para monitoramento ambiental

04 DEZ 2017 - 07h54Por Redação

Equipamento já muito utilizado na agricultura de precisão, o drone se transforma em novo aliado dos organismos ambientais na proteção, fiscalização e gestão do meio ambiente. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), ligado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) já testou e decidiu aderir à tecnologia.

Técnicos do Imasul participaram de aulas com os engenheiros agrônomos Marcelo Folhes e Thamylon Dias, do Grupo Novo Olhar, para aprenderem a manusear e tirar o máximo proveito desses equipamentos. O curso aconteceu no auditório do Parque Estadual do Prosa e os palestrantes ensinaram conceitos, terminologias e regulamentação; componentes da tecnologia; plataformas e sensores mais indicados para a engenharia florestal e fiscalização ambiental; aplicações nas engenharias e no meio ambiente.

Maior controle

Segundo afirmaram os engenheiros que ministraram o curso, o uso de drones otimiza a alta tecnologia e processos visando o aumento da produtividade e eficiência no uso dos recursos. A proteção, fiscalização e gestão ambiental já representam um dos mercados mais promissores para aplicação da tecnologia. Acredita-se que, em breve tempo, os drones serão ferramentas indispensáveis nessas áreas de atuação.

O Imasul já iniciou processo para aquisição de um modelo quadricóptero e será utilizado na fiscalização e licenciamento ambiental. Faltava apenas o treinamento dos técnicos que irão manusear o equipamento e também para análise e uso das imagens.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O turismo é um agente transformador para o crescimento, inclusão e equidade

Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Mtur, na COP 28

Vídeos

Passeio de trem Curitiba-Morretes

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Metaforeando velhos ditados pantaneiros

LUIZ OTÁVIO CARNEIRO

O Chapa e o Tchapa, dois integrantes da Lei do Pantanal

MAURÍCIO VIZEU DE CASTRO

Inspirações da natureza ajudam cidades