domingo, 19 de maio de 2024
PERSPECTIVA

Fórum de Turismo Ferroviário inaugura novo marco

27 NOV 2023 - 11h41Por REDAÇÃO

Enquanto Mato Grosso do Sul não é capaz de viabilizar o retorno do Trem do Pantanal, durante três dias Curitiba foi palco de um encontro histórico entre autoridades de autarquias públicas do setor ferroviário e um público de mais de 600 pessoas, entre presencial e online, com a realização do 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro.

O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro e trouxe à tona o compromisso público e as reivindicações de gestores e empresários que lutam também pela revitalização dos mais de 15 mil km de ferrovias desativadas no Brasil. 

"Embora existam cerca de 25 trens turísticos em operação no Brasil, estes atraíram, apenas em 2023, um público de 4 milhões de passageiros aproximadamente", declarou Adonai Aires de Arruda Filho, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) - organizadora do evento, - em seu discurso de abertura. 

De acordo com o presidente da instituição, a última pesquisa realizada pelo Sebrae, há 15 anos, revelou que cada passageiro de trem turístico gastava, em média, R$ 600 na região. "Esse foi o último levantamento feito sobre o setor e podemos afirmar com dados atuais que os trens turísticos movimentam mais de R$2.5 bi nas economias locais", completa. 

Câmara temática

Durante o fórum, autoridades, gestores e representantes de autarquias públicas participaram de palestras e painéis, com debates sobre legislação, atualidades, dificuldades, possibilidades e impasses do setor. 

 

"Terminamos o evento com o compromisso de todo o setor público em trabalhar no fomento, com o lançamento de uma Câmara temática no Ministério do Turismo. Esta união entre o governo e a iniciativa privada é inédita e marca uma nova era no mercado turístico férreo brasileiro", completa Arruda Filho. 

"Estamos há menos de 30 dias de instalar o novo Conselho Nacional de Turismo, no qual haverá câmaras temáticas. Uma delas, será a subcâmara de trens turísticos", afirmou Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo. De acordo com o secretário, o órgão técnico dedicado ao setor vai reunir entidades como DNIT, ANTT, ABOTTC para uma grande discussão sobre o reaproveitamento da malha férrea ociosa.

Outra autoridade que se comprometeu a engajar o setor foi José Eduardo Guidi, diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT. Em seu discurso, o diretor ressaltou o poder do turismo de influenciar vários setores da economia. "A cadeia turística é muito forte, é um dinheiro à vista, autossustentável. E o DNIT está de portas abertas para discutirmos as melhores políticas públicas e soluções urgentes para o setor", afirmou. 

Marco do turismo férreo
"Depois da Medida Provisória 1065 de 2021, que institui o marco legal do transporte ferroviário, nós da ABOTTC estamos considerando este evento como o marco do turismo ferroviário brasileiro", afirmou Arruda Filho. "A partir do que foi discutido e das portas que foram abertas nestes três dias de fórum, podemos dizer que este evento é um divisor de águas". 

O presidente da instituição refere-se à MP 1065/21, que simplificou o processo de autorização para a exploração de trechos férreos sem operação, devolvidos, desativados ou ociosos. A partir dela, passou a ser possível a escolha dos operadores através de um chamamento público pelo Ministério da Infraestrutura, o que foi considerado um avanço histórico para o setor. 

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