sexta, 26 de abril de 2024
FOTOGRAFIA

Concurso do WWF teve dois vencedores de MS

30 NOV 2019 - 11h37Por REDAÇÃO

O WWF-Brasil divulgou os finalistas do Concurso de Fotografias. Os vencedores são os brasileiros: Gabriela Schuck de Oliveira, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (1º lugar); Henrique Seiko Arakaki, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (2º lugar); Guilherme Giovanni, de Corumbá, Mato Grosso do Sul (3º lugar); e Aline Santana da Hora, de Uberlândia, Minas Gerais (4º lugar).

A escolha foi feita por voto popular a partir de 30 fotos selecionadas por especialistas, dentro de um total de mais de 300 imagens inscritas do Brasil, Bolívia e Paraguai. Conscientizar e valorizar as paisagens, a biodiversidade e o turismo do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai foram os destaques da ação.

O concurso foi promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Bolívia, WWF-Paraguai e também pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, uma aliança formada por instituições governamentais e da sociedade civil. Recebeu financiamento da União Europeia, por meio do Projeto PASOS.

Segundo lugar: ribeirinho do Pantanal se equilibra em uma canoa-de-pau-só

As imagens vencedoras refletiram o objetivo do concurso de ressaltar as belezas naturais, a biodiversidade e o turismo em Áreas Protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, além de conscientizar sobre a necessidade de preservação desse importante bioma.

Flor de camalote

A imagem vencedora, de um jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) foi captada por Gabriel Sc uck de Oliveira na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc Pantanal, em Poconé (MT). Henrique Seiko Araraki fotografou o ribeirinho em uma canoa-de-um-pau-só em um corixo na também RPPN Acurizal, situada na Serra do Amolar, em Corumbá (MS). Guilherme Giovanni clicou uma capivara emergindo com uma flor de camalote na Baía Negra, também em Corumbá.

Capivara surge entre os camalotes com uma flor na cabeça: terceiro lugar

“Estamos contentes com a repercussão e a participação da sociedade. O engajamento da população também foi fundamental. Ao todo recebemos 2580 votos e tivemos que prorrogar por mais um dia a segunda etapa de voto popular e também aumentar o quantitativo de fotos finalistas, uma vez que recebemos uma quantidade muito grande de belas imagens”, afirmou Júlio Sampaio, gerente do WWF-Brasil para Cerrado e Pantanal.

Os prêmios: 1º lugar: Câmera Sony Alpha A6400 Mirrorless com Lente 16-50mm; 2º lugar: Câmera Gopro Hero 7 Black + Cartão 32GB Sandisk Extreme; 3º lugar: Kit Tripé Manfrotto MK190XPRO3-3W com cabeça 3-WAY pan/tilt; 4º lugar: Mochila Manfrotto Advanced Active.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal expõe: vamos resetar velhos preconceitos?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo