O WWF-Brasil divulgou os finalistas do Concurso de Fotografias. Os vencedores são os brasileiros: Gabriela Schuck de Oliveira, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (1º lugar); Henrique Seiko Arakaki, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (2º lugar); Guilherme Giovanni, de Corumbá, Mato Grosso do Sul (3º lugar); e Aline Santana da Hora, de Uberlândia, Minas Gerais (4º lugar).
A escolha foi feita por voto popular a partir de 30 fotos selecionadas por especialistas, dentro de um total de mais de 300 imagens inscritas do Brasil, Bolívia e Paraguai. Conscientizar e valorizar as paisagens, a biodiversidade e o turismo do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai foram os destaques da ação.
O concurso foi promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Bolívia, WWF-Paraguai e também pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, uma aliança formada por instituições governamentais e da sociedade civil. Recebeu financiamento da União Europeia, por meio do Projeto PASOS.
As imagens vencedoras refletiram o objetivo do concurso de ressaltar as belezas naturais, a biodiversidade e o turismo em Áreas Protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, além de conscientizar sobre a necessidade de preservação desse importante bioma.
Flor de camalote
A imagem vencedora, de um jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) foi captada por Gabriel Sc uck de Oliveira na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc Pantanal, em Poconé (MT). Henrique Seiko Araraki fotografou o ribeirinho em uma canoa-de-um-pau-só em um corixo na também RPPN Acurizal, situada na Serra do Amolar, em Corumbá (MS). Guilherme Giovanni clicou uma capivara emergindo com uma flor de camalote na Baía Negra, também em Corumbá.
“Estamos contentes com a repercussão e a participação da sociedade. O engajamento da população também foi fundamental. Ao todo recebemos 2580 votos e tivemos que prorrogar por mais um dia a segunda etapa de voto popular e também aumentar o quantitativo de fotos finalistas, uma vez que recebemos uma quantidade muito grande de belas imagens”, afirmou Júlio Sampaio, gerente do WWF-Brasil para Cerrado e Pantanal.
Os prêmios: 1º lugar: Câmera Sony Alpha A6400 Mirrorless com Lente 16-50mm; 2º lugar: Câmera Gopro Hero 7 Black + Cartão 32GB Sandisk Extreme; 3º lugar: Kit Tripé Manfrotto MK190XPRO3-3W com cabeça 3-WAY pan/tilt; 4º lugar: Mochila Manfrotto Advanced Active.
Leia Também
O RENASCER DOS TUIUIÚS: AVE-SÍMBOLO DO PANTANAL VOLTA PARA CASA
Para pantaneiros, lei é um avanço para manter preservação
CAMPO GRANDE RECUPERA ÁREAS DEGRADADAS COM REFLORESTAMENTO
Rota natural também para os esportes de aventura
Buraco das Araras ganha prêmio de sustentabilidade