sexta, 26 de abril de 2024
FOTOGRAFIA

Concurso destaca belezas do Pantanal e Alto Paraguai

19 SET 2019 - 15h54Por REDAÇÃO

Algumas das mais belas paisagens da América do Sul podem ser encontradas na transfronteiriça Bacia do Alto Paraguai, que ocupa uma área de 624.320 km2 entre Brasil (62%), Bolívia (20%) e Paraguai (18%). Ela tem recursos hidrológicos importantes para o abastecimento de aproximadamente três milhões de pessoas que vivem nas cidades da região.

No centro dessa bacia fica o Pantanal, uma das maiores áreas úmidas continentais do planeta e bioma considerado Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera. Quase cinco mil espécies de plantas e animais vivem no Pantanal, que é um dos principais abrigos para espécies altamente ameaçadas, como: a onça-pintada, a ariranha, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal e o lobo-guará. 

Esse tesouro da Natureza é o tema do concurso de fotografias que o WWF-Brasil lança em setembro. Ele é aberto aos residentes destes três países – Brasil, Bolívia e Paraguai - e quer valorizar as paisagens, biodiversidade e o turismo em áreas protegidas, públicas ou privadas do Pantanal, assim como de toda a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.  Por meio das imagens, o concurso regional busca promover o conhecimento sobre a importância das áreas protegidas para o Pantanal. 

Áreas protegidas

“É da natureza e sua biodiversidade que obtemos os alimentos que comemos, a qualidade do ar que respiramos, os medicamentos que nos curam e tantos outros serviços ambientais”, destaca Júlio Cesar Sampaio, gerente do Programa Cerrado-Pantanal,  do WWF-Brasil.

“Sem a biodiversidade, a vida é abalada em todos os seus aspectos”, resume, lembrando que recentemente, a ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou em relatório que mais de 1 milhão de espécies de seres vivos está ameaçada de extinção. 

Além de garantirem belas paisagens e a preservação da vida silvestre, as áreas protegidas, como a da Bacia do Alto Paraguai, são uma das mais eficazes maneiras de proteger ecossistemas naturais e, por consequência, a biodiversidade.  No Brasil, menos de 5% do bioma Pantanal é coberto por áreas naturais protegidas, o que está abaixo das metas definidas nas convenções internacionais.

Já na Bolívia, 3,9 milhões de hectares do bioma foram declarados áreas protegidas. Apenas 16% do Pantanal Paraguaio são protegidos - 3,8% como áreas silvestres protegidas (públicas e privadas) e 12,2% dos territórios indígenas – embora ele abrigue uma grande riqueza biológica com registros de mais de 60% das espécies de aves do país e um dos principais refúgios de espécies muito ameaçadas em seus 42.000 km² de extensão.

Como participar

As inscrições vão de agora até 11 de novembro pelo site http://concurso.wwf.org.br  Serão duas fases de votação, sendo a última aberta ao público. O primeiro colocado ganhará uma Câmera Sony Alpha A6400 Mirrorless com Lente 16-50mm; o segundo colocado ganhará uma câmera Gopro Hero 7 Black + Cartão 32GB sandisk extreme; o terceiro colocado ganhará um Kit Tripé Manfrotto MK190XPRO3-3W com cabeça 3-WAY pan/tilt.

Para participar, basta entrar no site http://concurso.wwf.org.br, preencher a ficha e fazer o upload de até cinco imagens, coloridas ou em preto e branco, entre 3 e 12 MB com resolução preferencial de 300 dpi. 

As fotos precisam obrigatoriamente terem sido feitas em áreas protegidas do Pantanal e ou da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai no Brasil, Bolívia ou Paraguai, abordando temas como as paisagens naturais, a biodiversidade (fauna e flora), o turismo e a interação entre ser humano e natureza nessas áreas protegidas, sejam elas públicas ou privadas.

É necessário também preencher nome e localização da área protegida onde a imagem foi registrada e fazer uma breve descrição da fotografia e da motivação em registrar o momento. Os participantes devem ter mais de 18 anos.

A seleção será feita em dois momentos distintos: primeiramente, comissões julgadoras de cada país, formadas por membros do WWF-Brasil, WWF-Bolívia, WWF-Paraguai e parceiros, selecionarão cinco fotos de seu próprio país. As 15 fotos semifinalistas serão submetidas a votação pública pelo site http://concurso.wwf.org.br

O Concurso é promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Bolívia, WWF-Paraguai e também pelo Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e financiado pela União Europeia.

Sobre o WWF

O WWF (Fundo Mundial para a Natureza) é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiadores e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é impedir a degradação do meio ambiente natural da Terra e construir um futuro em que os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica mundial, assegurando que o uso de recursos naturais renováveis ??seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício. Saiba mais: panda.org/news

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF. Apoie nosso trabalho em wwf.org.br/doe

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal expõe: vamos resetar velhos preconceitos?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo