sábado, 28 de março de 2020
PATRIMÔNIO

Cenários de filme na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

06 JUL 2017 - 22h44Por Cláudio Lacerda Oliva/Qual Viagem

A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado localizada ao nordeste do estado de Goiás e que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial, embora toda a região seja protegida por lei. A área é muito conhecida por sua beleza natural. A região abriga dezenas de rios, cachoeiras e paredões rodeados pela vegetação típica do Cerrado.

Para chegar ás atrações, visitantes precisam estar dispostos a caminhar. Algumas trilhas tem trechos íngremes e com muitas pedras. Como recompensa pelo esforço, quase todos os percursos terminam em poços limpos, na base de quedas-d’água ou no meio de formações rochosas. Muitos dos atrativos em propriedades particulares, espalhadas entre Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge. É nesta última que está a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2001.

Dois dos lugares mais procurados para ficar são Alto Paraíso e São Jorge. As melhores opções de hospedagem estão em São Jorge, que é um antigo vilarejo dos garimpeiros, e não em Alto Paraíso. São Jorge é mais próximo das cachoeiras e também do Parque Nacional. Alto Paraíso é bom para conhecer, passar o dia, mas é mais caro e longe do parque.

Outra dica importante é alugar um carro. Ele facilita demais a ida em vários passeios pela Chapada que você pode fazer sem guia. O lugar oferece diversas cachoeiras lindíssimas e, dependendo de quantos dias você fique lá, o carro ajuda você a não perder tempo de um ponto ao outro.

A maioria dos passeios dá para serem feitos sem guia. Os mais bonitos e conhecidos são:

Vale da Lua: é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros e fica localizada em Alto Paraíso. É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel e é considerado um dos lugares mais bonitos do país.
Raizama: conjunto de cachoeiras ideal para a prática de canyoning e rapel.
Almécegas: são duas cachoeiras em que a água escorre por rochas íngremes.
Águas termais: piscinas naturais com água quente. Ideal para curtir à noite. Bom levar iluminação e toalhas.
Cachoeira São Bento: uma grande piscina natural com uma pequena queda d’água excelente para hidromassagem.

Vale ainda visitar a  as Cataratas dos Couros, o Vale Dourado, onde é possível nadar em prainhas de águas claras e experimentar deliciosos licores preparados pelo casal José Aparecido e Maria Solange. Quem desejar praticar esportes de aventura poderá se deliciar no Pelo Sertão Zen. Lá o turista poderá escolher entre, trekking, tirolesa e arvorismo.

Onde ficar

CHAPPADA HOTEL – chappadahotel.com.br
POUSADA FAZENDA SÃO BENTO – pousadasaobento.com.br
POUSADA CAMELOT INN – pousadacamelot.com.br

Como chegar

As cias aéreas Gol, Azul, Tam e Avianca oferecem voos diários de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, diretamente para Brasília. De lá alugue um carro, pois a Chapada fica a 220 quilômetros da capital federal.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A natureza não negocia e a física não faz acordos

Greta Thunberg, ao Parlamento Europeu

Vídeos

Pesque, solte e volte sempre!

Mais Vídeos

Eco Debate

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Tordinhos do entardecer

XICO GRAZIANO

Ecologistas precisam evoluir sobre turismo natural

FRANCISCO OLIVEIRA

Trabalho informal nos lixões: um risco à vida dos catadores