terça, 20 de abril de 2021
VIRADA DO ANO

BONITO REFORÇA BIOSSEGURANÇA

Capital do ecoturismo recebeu mais turistas em outubro e novembro em cinco anos

23 DEZ 2020 - 10h57Por SÍLVIO DE ANDRADE

Registrando maior fluxo de turistas nos meses de setembro, outubro e novembro, em comparativo aos últimos cinco anos, Bonito comemora o excelente retorno das atividades após três meses de paralisação devido à pandemia do novo coronavírus. Os leitos e os passeios estão praticamente esgotados para os períodos de Natal e Ano Novo, e as perspectivas para 2021 são de recorde de visitantes, com maior presença de sul-mato-grossenses.

A esse “boom” se acrescenta, ao lado da nova tendência dos turistas em busca de destinos próximos e de natureza, os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e logística. O aeroporto local se adequa às novas normas exigidas para mudança de categoria, passando a receber aeronaves de grande porte a partir de fevereiro ou março de 2021, e a pavimentação das MS-178 e MS-382 coloca a região na rota turística do Corredor Bioceânico (BR-267).

biossegurança: apoio do Governo MS, Sebrae e Sesi

“O município e o trade turístico vem tomando todas as precauções de biossegurança, principalmente agora com a preocupante segunda onda da covid-19”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling. “O toque de recolher e a proibição de festas de fim de ano, como o tradicional evento da Figueira, são atitudes responsáveis que vão contribuir para Bonito encerrar um ano conturbado de forma positiva.”

Bruno disse que é favorável alterar o horário do toque de recolher, de 22h para meia-noite, até 5h da manhã, para evitar aglomerações e filas em frente aos bares e restaurantes de Bonito. O decreto estadual determina horário de 22h, mas o trade turístico e a prefeitura solicitaram ao Governo do Estado a mudança. "Até 22h concentra demais o público no centro gastronômico com o aumento do fluxo de turistas a cidade", ponderou o turismólogo.

Máscaras e outros procedimentos de controle ao vírus: turista se sente seguro para visitar os atrativos

Sustentabilidade

O retorno das atividades turísticas em julho foi tímido, mas saltou de 3.267 turistas neste mês para 20.946 em setembro e 24.503 em outubro, números que superam as estatísticas de 2015 para cá. O destino se preparou como nenhum outro atrativo, criando sete procedimentos de biossegurança e envolvendo toda a cadeia, com restrições de visitas e fechamento da Gruta do Lago Azul. Mesmo com proibição de festas, dezembro deve ter fluxo acima da expectativa.

“O reforço aos protocolos de segurança, com o toque de recolher e a suspensão de eventos para evitar aglomerações, foi fundamental para demonstrar que Bonito faz um turismo responsável e com sustentabilidade”, diz Rodrigo Coinete, presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau. Segundo ele, o cenário atual e futuro é de otimismo, com o retorno dos voos (da Azul) contribuindo para aumentar o número de turistas brasileiros e estrangeiros.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS

A expectativa de novas conexões aéreas em 2021 – a Gol aguarda a conclusão das obras do aeroporto para operar na rota – e o sucesso da campanha promocional para os sul-mato-grossenses colocam Bonito em alta em plena pandemia. “A vinda da Gol vai nos conectar com o mundo através de Guarulhos, portal de estrangeiros. Com o novo aeroporto podemos também receber voos fretados”, cita Augusto Mariano, secretário municipal de Turismo.

Cachoeiras, águas cristalinas, boas estruturas e serviços: Bonito continua encantando brasileiros e estrangeiros. Foto: Sílvio de Andrade

O difícil recomeço

O fechamento dos atrativos em abril, por conta da pandemia, causou um forte impacto na economia do município, onde o turismo é uma das principais fontes de renda e emprego, representando 50% do PIB (Produto Interno Bruto). São oito mil empregos diretos e dois mil indiretos. A cidade recebeu em 2019 cerca de 220 mil turistas, deixando R$ 340 milhões. Mesmo com restrições, deve fechar 2020 com números expressivos: 150 mil visitantes.

Natureza e aventura: dupla emoção

O retorno das atividades em julho, em meio às incertezas, teve a contribuição da Fundação de Turismo de MS, do Sesc e do Sebrae na formatação dos protocolos de biossegurança. Mais uma vez Bonito saiu na frente, inovou no quesito segurança e lançou uma campanha exclusiva para o mercado interno, considerada fundamental para o novo pontapé. “A campanha deu certo e o sul-mato-grossense está descobrindo Bonito”, observa Rodrigo Coinete.

Em março deste ano, os turistas de Mato Grosso do Sul representavam 7,9% do total de visitantes ao destino, saltando para 13,316% em novembro com a campanha “MS+Bonito”, onde o “nativo” tem desconto de até 60%. “Atrair a população do Estado para fazer um turismo de curta distância e total segurança, num momento de isolamento, deu certo, foi fundamental nesse recomeço”, diz o empresário Juca Ygarapé, eleito vice-prefeito de Bonito em 2020.

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