A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), juntamente com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, é parceira da subsecretaria estadual de Políticas Públicas LGBT na campanha lançada pelo Governo do Estado para combater a LGBTfobia e divulgar canais de denúncia.
A ação, por meio de uma blitz educativa em bares e restaurantes, acontece até 2 de março em Campo Grande e, durante o mês de março, em cidades do interior.
O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, destaca a importância dessa iniciativa. “É uma ação importante e necessária. A Fundtur tem o papel de, além de promover seus destinos para o público LGBT, sensibilizar e auxiliar combate ao pré-conceito juntamente com a subsecretaria estadual de Políticas Públicas LGBT”.
O objetivo da blitz educativa é conscientizar a sociedade e apresentar canais de denúncia contra estes crimes. Leonardo Bastos, subsecretário estadual de Políticas Públicas LGBT, explica como será toda a campanha.
“Será uma campanha de identidade visual, com cunho pedagógico, para estimular a população LGBT a procurar a delegacia, em casos de LGBTfobia, que é um crime, inclusive temos uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2019, que equipara ao crime de racismo, por isso não é mais uma brincadeira, mal-entendido ou agressão que não será penalizado”.
Canais de denúncia
Ele destacou que a campanha também será divulgada nas redes socais e terá o envio de cartazes nas escolas, batalhões da Polícia Militar, órgãos estaduais, assim como estabelecimentos como restaurantes e bares.
A promoção é da Secic (Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, tendo a parceria da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual. Serão enviados cartazes para escolas, repartições públicas e estabelecimentos privados, assim como divulgação nas redes sócias.
Entre os canais de denúncia disponíveis está o Centro Estadual de Cidadania LGTB: (67) 33169183, Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria (67) 992657323 e Ouvidoria do Ministério Público: 0800 647 1127.
Leia Também
MORADORES DENUNCIAM AO MPE CRIME AMBIENTAL CAUSADO PELA MINERADORA LHG
PMA iniciou operação pré piracema nos rios da bacia do Pantanal
Corumbá recebe Anzol Rosa, as mulheres na pesca esportiva
Encontro promoveu conexão entre empreendedoras
PREFEITURA DE BONITO SOFRE MAIS UMA DERROTA NA AÇÃO CONTRA TAXA DO TURISMO