Em continuidade ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo, 43 pessoas da cidade de Corguinho (MS) foram entrevistadas pela equipe do Senac MS – instituição do Sistema Fecomércio MS, parceira da iniciativa.
“O resultado da pesquisa foi apresentado e validado pelos empresários, comunidade e setor público, o que é importante, pois significa que estamos bem aderentes à necessidade do setor”, explica a consultora do segmento de turismo do Senac MS, Camila Fernandes, que coordena o programa.
A apresentação foi na Câmara de Vereadores do município. Responderam ao questionário pessoas que são representantes da comunidade do setor público, sociedade e empresários vinculados ao turismo.
Essa é a terceira parte do programa que é dividido em sete etapas. O coordenador do Del Turismo do Senac Rio Grande do Norte, estado atuante no programa, Marcelo Milito, esteve presente. Marcelo é um dos consultores que orientam os técnicos do Senac Mato Grosso do Sul.
O que é
O município de Corguinho foi escolhido por apresentar instâncias de governanças regionais ativas. Uma outra cidade do Estado, Pedro Gomes, também participa do programa.
O DEL foi lançado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) em 2012 e, em 2017, o Senac RN aderiu e adaptou o programa para atender as necessidades de municípios que pretendem fortalecer o turismo, tornando a atividade fonte de renda.
DEL Turismo tem por meta desenvolver e estruturar o turismo nos municípios de forma sustentável. Foi implementado pelo Senac RN em diversos municípios, sendo Tibau do Sul, conhecido pela Praia de Pipa, um dos destinos.
O programa tem o apoio de duas instituições alemãs na abordagem metodológica dos aspectos específicos de sustentabilidade.
O projeto terá a duração de um ano quando os municípios estarão aptos a requisitar a certificação Padrão de Destinos Verdes, concedida pela Green Destinations, uma fundação Holandesa.
Leia Também
MORADORES DENUNCIAM AO MPE CRIME AMBIENTAL CAUSADO PELA MINERADORA LHG
PMA iniciou operação pré piracema nos rios da bacia do Pantanal
Corumbá recebe Anzol Rosa, as mulheres na pesca esportiva
Encontro promoveu conexão entre empreendedoras
PREFEITURA DE BONITO SOFRE MAIS UMA DERROTA NA AÇÃO CONTRA TAXA DO TURISMO