No período de 27 a 30 de agosto, policiais militares ambientais do grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e de Dourados conferiram e mantiveram a proteção de vários ninhos de papagaios, inclusive, alguns feitos de caixas de madeira por pesquisadores, na região da unidade e no seu entorno. Durante o patrulhamento foram abordados na região 28 veículos e 52 pessoas fiscalizadas.
Com o início da reprodução do papagaio e demais psitacídeos (arara, periquitos, maritacas, maracanãs, etc.) e várias outras espécies de aves, que vai de agosto a dezembro, a Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagrou no dia 13 de agosto a Operação Bocaiúva. Os trabalhos começam antes de a maioria dos ninhos estarem com filhotes, em alguns ainda nem há ovos até o momento, para evitar a retirada dos filhotes dos ninhos.
Além disso, os trabalhos também envolvem policiais do setor de inteligência, monitorando os traficantes que cometeram o crime em anos anteriores na região do tráfico de papagaio, concentrada basicamente nos municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como: Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.
Ações preventivas
O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o problema se resume quase que especificamente ao papagaio, informou a PMA. Como o que interessa ao comprador na espécie é a capacidade que ela tem de aprender a imitar a voz humana, a retirada só é realizada enquanto filhote.
Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no Estado. Por isso, neste período, operações preventivas nas propriedades rurais para impedir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a captura dos filhotes são fundamentais.
Também é importante a vigilância a traficantes presos em anos anteriores. Bloqueios são importantes também nas saídas do Estado, pois evitam que traficantes de outras regiões e locais sintam-se a vontade para praticar o crime. Todas as subunidades da PMA na região estão trabalhando coordenadamente.
Leia Também
Gabriel criará comitê para diagnosticar situação de Maria Coelho
Corumbá abre em novembro a rematrícula na Reme
MORADORES DENUNCIAM AO MPE CRIME AMBIENTAL CAUSADO PELA MINERADORA LHG
PMA iniciou operação pré piracema nos rios do Pantanal
Corumbá recebe Anzol Rosa, as mulheres na pesca esportiva