sexta, 22 de fevereiro de 2019
MÂO-DE-OBRA

MTur inspeciona cursos de qualificação nos estados

04 DEZ 2018 - 08h34Por REDAÇÃO

O Ministério do Turismo concluiu, no Rio de Janeiro, o monitoramento e avaliação de turmas de cursos profissionalizantes em Turismo no MedioTec, destinado a alunos do ensino médio. Nesta primeira etapa, os técnicos do MTur estiveram em seis estados, visitando 44 turmas incluídas nos 40 cursos oferecidos pelo programa de ensino governamental.

A ação do Ministério do Turismo, primeiro a realizar o trabalho conforme determina o Ministério da Educação, foi realizada em municípios de Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os cursos monitorados estão os de técnico em Marketing, em Confeitaria, em Hospedagem, em Agenciamento de Viagem e em Guia de Turismo.

Rede pública

Os cursos do MedioTec, recorte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), são destinados a alunos das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculados no ensino médio regular. Para oferta do Ministério do Turismo foram disponibilizados 40 cursos presenciais, com oferta de 6,84 mil vagas em 2018, e 13 na modalidade a distância. O prazo para a conclusão do curso é de 2 anos a 2 anos e meio. Das matrículas realizadas em 2017, até o momento, 551 alunos concluíram os estudos.

No Rio de Janeiro a ação de monitoramento está sendo realizada em quatro turmas da Unidade de Ensino CETEP Ipanema e da Unidade de Ensino ETE Juscelino Kubistcheck, no bairro Jardim América. Segundo a coordenadora-geral de Qualificação do MTur, Neuza Portugal, o trabalho de monitoramento e avaliação terá continuidade em 2019.

Vagas gratuitas

O MedioTec é uma oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo um curso técnico. A iniciativa “tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda”, segundo o MEC.

As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação. É executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio.

Leia Também

Relatos de viagem

Dori e Adriana retornam da aventura até Ushuaia. Foram 12.380 km em 27 dias

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso recomeçar a viagem. Sempre

JOSÉ SARAMAGO, escritor, em viagem a sua Portugal

Vídeos

Retrospectiva 2018 Projeto Onçafari

Mais Vídeos

Eco Debate

DOUGLAS MARTINS LIMA DE MOURA

O meio ambiente e as mazelas da sociedade contemporânea

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Rio Taquari: uma história a ser reescrita

CLÓVIS BORGES

A responsabilidade dos gestores públicos em processos de licenciamento ambiental