quinta, 28 de março de 2024
MÂO-DE-OBRA

MTur inspeciona cursos de qualificação nos estados

04 DEZ 2018 - 08h34Por REDAÇÃO

O Ministério do Turismo concluiu, no Rio de Janeiro, o monitoramento e avaliação de turmas de cursos profissionalizantes em Turismo no MedioTec, destinado a alunos do ensino médio. Nesta primeira etapa, os técnicos do MTur estiveram em seis estados, visitando 44 turmas incluídas nos 40 cursos oferecidos pelo programa de ensino governamental.

A ação do Ministério do Turismo, primeiro a realizar o trabalho conforme determina o Ministério da Educação, foi realizada em municípios de Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os cursos monitorados estão os de técnico em Marketing, em Confeitaria, em Hospedagem, em Agenciamento de Viagem e em Guia de Turismo.

Rede pública

Os cursos do MedioTec, recorte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), são destinados a alunos das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculados no ensino médio regular. Para oferta do Ministério do Turismo foram disponibilizados 40 cursos presenciais, com oferta de 6,84 mil vagas em 2018, e 13 na modalidade a distância. O prazo para a conclusão do curso é de 2 anos a 2 anos e meio. Das matrículas realizadas em 2017, até o momento, 551 alunos concluíram os estudos.

No Rio de Janeiro a ação de monitoramento está sendo realizada em quatro turmas da Unidade de Ensino CETEP Ipanema e da Unidade de Ensino ETE Juscelino Kubistcheck, no bairro Jardim América. Segundo a coordenadora-geral de Qualificação do MTur, Neuza Portugal, o trabalho de monitoramento e avaliação terá continuidade em 2019.

Vagas gratuitas

O MedioTec é uma oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo um curso técnico. A iniciativa “tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda”, segundo o MEC.

As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação. É executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar