sábado, 18 de agosto de 2018
EVENTO

Bonito recebe expedição gastronômica Food Safari

08 MAR 2018 - 09h44Por Redação

Acontece entre os dias 15 a 18 de março, em Bonito (MS), nova edição do Food Safari Bonito e Pantanal, expedição gastronômica criada pelo Instituto Paulo Machado de Pesquisa em Alimentação e pela operadora de turismo Bravo Expeditions.

Uma expedição gastronômica e cultural elaborada para quem valoriza a cozinha brasileira. Viagem que alia natureza e gastronomia num dos destinos mais conservados do Brasil. São três noites de hospedagem com quatro aulas práticas de cozinha com pratos regionais do Cerrado e Pantanal.

A segunda edição realizada no destino de ecoturismo, conduzida pelos renomados chefs Paulo Machado e Polliana Thomé, será formada por entusiastas da cozinha brasileira, entre eles, professores universitários e cozinheiros profissionais e amadores, todos reunidos em busca do conhecimento e de atividades de lazer. 

Em 2017, o Food Safari, iniciativa que promove o desenvolvimento local através do turismo, ganhou o prêmio de melhor Start up de Inovação em Turismo, concedido pelo Sebrae e Braztoa.

Programação do evento

15 de março – Chegada em Campo Grande e encontro do grupo no saguão do aeroporto. Partida para Bonito às 12h00 numa viagem de 4horas em estrada asfaltada. Check-in na pousada e saída para jantar no restaurante Casa do João que elaborou um menu-degustação com pratos regionais incluindo o premiado prato da casa: mojica de pintado. Palestra com o chef Felipe Caran sobre administração de restaurantes em destinos turísticos e aula prática de cozinha.

16 de março – Saída após o café da manhã para o Recanto Ecológico Rio da Prata – o passeio de flutuação mais premiado de Bonito. A manhã começa com o preparo de alguns pratos do cardápio do almoço: sopa paraguaia, linguiça de maracaju e doce de leite. Após o almoço, flutuação pelo Rio da Prata com duração aproximada de 4 horas para observação da fauna aquática dos rios de Bonito. Retorno para a pousada no fim do dia. Jantar no Restaurante Aipim da premiada chef Magda Moraes.

17 de março – Saída ao amanhecer com destino ao Pantanal. Chegada na Fazenda Pantaneira localizada no município de Aquidauana e visita à cozinha pantaneira para acompanhar e auxiliar na produção do almoço Caribéu & Arroz de Guariroba. A produção dos alimentos é coordenada pelo chef Paulo Machado mas executada pelos participantes do evento, de forma que todos tenham a oportunidade de manusear os ingredientes locais e executar as técnicas de cocção. No meio da tarde, saída para passeio de barco e pesca de piranhas no Rio Aquidauana. Esse passeio tem duração de três horas e inclui a observação de aves e outras espécies selvagens do Pantanal. No retorno para a pousada, preparo do caldo e do ceviche de piranha com ingredientes frescos. Saída para um safári noturno após o jantar para observação de vida selvagem.

18 de março – Saída após o café da manhã para passeio em veículo safari pelos campos da fazenda para observar a vida selvagem. Possibilidades de ver tamanduá, anta, veado, ema, tatu, lobinho, inúmeras espécies de aves entre elas araras e o tuiuiú – ave símbolo do Pantanal.  Retorno para a pousada no meio da manhã para aula prática na queijaria da fazenda para aprender a fazer queijo fresco, queijo nicola e o requeijão pantaneiro. O queijo nicola foi indicado a compor a Arca do Gosto como produto que precisa ser conservado para evitar sua extinção. Almoço, check-out e retorno para Campo Grande

Leia Também

Relatos de viagem

“Boca da Onça, a trilha que desgasta seu corpo, mas fortalece sua alma”

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Se nós destruirmos a criação, a criação nos destruirá

Papa Francisco, líder religioso

Vídeos

Mergulho com algas na Lagoa Misteriosa, em Jardim

Mais Vídeos

Eco Debate

CIRO ANTONIO ROSOLEM

O mito da água gasta pelo agronegócio

MARIA TEREZA JORGE PÁDUA

Quero ser defensora pública dos bichos

VALMIR BATISTA CORRÊA

Cutucando a onça