sexta, 19 de julho de 2024
EVENTO

Bonito recebe expedição gastronômica Food Safari

08 MAR 2018 - 09h44Por Redação

Acontece entre os dias 15 a 18 de março, em Bonito (MS), nova edição do Food Safari Bonito e Pantanal, expedição gastronômica criada pelo Instituto Paulo Machado de Pesquisa em Alimentação e pela operadora de turismo Bravo Expeditions.

Uma expedição gastronômica e cultural elaborada para quem valoriza a cozinha brasileira. Viagem que alia natureza e gastronomia num dos destinos mais conservados do Brasil. São três noites de hospedagem com quatro aulas práticas de cozinha com pratos regionais do Cerrado e Pantanal.

A segunda edição realizada no destino de ecoturismo, conduzida pelos renomados chefs Paulo Machado e Polliana Thomé, será formada por entusiastas da cozinha brasileira, entre eles, professores universitários e cozinheiros profissionais e amadores, todos reunidos em busca do conhecimento e de atividades de lazer. 

Em 2017, o Food Safari, iniciativa que promove o desenvolvimento local através do turismo, ganhou o prêmio de melhor Start up de Inovação em Turismo, concedido pelo Sebrae e Braztoa.

Programação do evento

15 de março – Chegada em Campo Grande e encontro do grupo no saguão do aeroporto. Partida para Bonito às 12h00 numa viagem de 4horas em estrada asfaltada. Check-in na pousada e saída para jantar no restaurante Casa do João que elaborou um menu-degustação com pratos regionais incluindo o premiado prato da casa: mojica de pintado. Palestra com o chef Felipe Caran sobre administração de restaurantes em destinos turísticos e aula prática de cozinha.

16 de março – Saída após o café da manhã para o Recanto Ecológico Rio da Prata – o passeio de flutuação mais premiado de Bonito. A manhã começa com o preparo de alguns pratos do cardápio do almoço: sopa paraguaia, linguiça de maracaju e doce de leite. Após o almoço, flutuação pelo Rio da Prata com duração aproximada de 4 horas para observação da fauna aquática dos rios de Bonito. Retorno para a pousada no fim do dia. Jantar no Restaurante Aipim da premiada chef Magda Moraes.

17 de março – Saída ao amanhecer com destino ao Pantanal. Chegada na Fazenda Pantaneira localizada no município de Aquidauana e visita à cozinha pantaneira para acompanhar e auxiliar na produção do almoço Caribéu & Arroz de Guariroba. A produção dos alimentos é coordenada pelo chef Paulo Machado mas executada pelos participantes do evento, de forma que todos tenham a oportunidade de manusear os ingredientes locais e executar as técnicas de cocção. No meio da tarde, saída para passeio de barco e pesca de piranhas no Rio Aquidauana. Esse passeio tem duração de três horas e inclui a observação de aves e outras espécies selvagens do Pantanal. No retorno para a pousada, preparo do caldo e do ceviche de piranha com ingredientes frescos. Saída para um safári noturno após o jantar para observação de vida selvagem.

18 de março – Saída após o café da manhã para passeio em veículo safari pelos campos da fazenda para observar a vida selvagem. Possibilidades de ver tamanduá, anta, veado, ema, tatu, lobinho, inúmeras espécies de aves entre elas araras e o tuiuiú – ave símbolo do Pantanal.  Retorno para a pousada no meio da manhã para aula prática na queijaria da fazenda para aprender a fazer queijo fresco, queijo nicola e o requeijão pantaneiro. O queijo nicola foi indicado a compor a Arca do Gosto como produto que precisa ser conservado para evitar sua extinção. Almoço, check-out e retorno para Campo Grande

Leia Também

Relatos de viagem

Gabi viveu o deserto e o céu mais estrelado do mundo

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Leio na mídia: "Bugio expressa ternura ao ver a irmã com o sobrinho no Pantanal..." É muita masturbação.

Silvio de Andrade, jornalista

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

MARCO MORAES

Não confunda sustentabilidade com ideologia

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Fogo Classe P de Pantanal

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Um Caminho