terça, 07 de maio de 2024
TENDÊNCIA

"O futuro do marketing turístico passa pela tecnologia"

13 JAN 2024 - 13h20Por REDAÇÃO

“No momento, acredito que a decisão de compra dos turistas pode ser bastante influenciada pela inteligência artificial – não a que existe hoje, mas a que vai evoluir em breve. Se a usarmos corretamente, a conversão de vendas e, consequentemente, a fidelização do cliente ficarão mais fáceis, porque terão sido personalizadas, de acordo com as necessidades e desejos de nossos viajantes.” A opinião é de Fabio Zelenski, diretor de Marketing e Inovação do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Segundo Zelenski, a “última onda na tecnologia foi o metaverso que, em certa medida, preocupou players do mercado, pois alguns deles acreditavam e temiam que os turistas deixariam de viajar”. No caso da IA, “como se acredita, ela é ameaçadora, mas, mesmo assim, vamos ter de entender como utilizá-la para impulsionar a decisão de compra dos turistas e o atendimento ao cliente”.

Grande desafio

Zelenski destaca que esse entendimento é “fundamental para o turismo, um importante componente do desenvolvimento econômico e da geração de emprego e renda”. E, no que diz respeito aos destinos paulistas, ele lembra que “sem uma boa estratégia de marketing e uma comunicação efetiva, eles podem sofrer com a falta de infraestrutura, investimentos, viajantes e melhorias advindas da atividade turística, que envolve dezenas de setores econômicos”.

E destaca: "quando se fala de turismo, é o conhecimento e o posicionamento de marca que precisam ser constantes para dar resultado. É o que vem fazendo a Embratur ao divulgar o Brasil no exterior, um trabalho realizado com um grande desafio à frente, com destinos muito competitivos e com recursos para promoção como a Colômbia e o Peru, para citar apenas alguns países da América do Sul.”

Para ele, no turismo, “importante também é viabilizar uma comunicação de mão dupla, em que o cliente se ‘apodera’ do que se fala sobre destinos, hotéis, viagens. O que funciona não é prestígio da celebridade ou do influenciador, mas o compartilhamento de experiência realizada nas redes sociais. É por isso”, diz Zelenski, que o “futuro do marketing turístico passa pela tecnologia”.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

É impossível prever. O clima mudou tanto que os modelos climáticos programados para fazer previsões há dez anos já perderam muito dessa capacidade

Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

RICARDO HIDA

Tudo que não é relevante, deixa de existir

ARMANDO ARRUDA LACERDA

O Jardim do Guia Lopes, laranjal da fronteira

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias