terça, 01 de julho de 2025
ENFERMEIROS

Capacitação para diagnóstico de tuberculose e hanseníase

06 JUN 2025 - 13h23Por REDAÇÃO

A prefeitura de Corumbá, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma capacitação voltada a enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre a coleta de material biológico para o diagnóstico de tuberculose e hanseníase. 

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (LACEN-MS).

Realizado no auditório da UBS Enfermeira Simone Maia Pontes Flores, no bairro Guatós, o encontro teve como objetivo fortalecer as ações de vigilância, diagnóstico precoce e controle dessas doenças, que ainda representam desafios relevantes para a saúde pública brasileira.

Papel estratégico

Tuberculose e hanseníase são agravos de notificação compulsória e demandam intervenções ágeis e eficazes, nas quais o enfermeiro exerce papel estratégico. Segundo os organizadores, a coleta adequada de amostras é fundamental para garantir a confiabilidade dos exames, reduzir erros laboratoriais e acelerar o início do tratamento.

A formação foi ministrada pelas farmacêuticas-bioquímicas Eunice A. Totumi Cunha, responsável pela área de micobacteriologia; Elisângela Freitas Mendonça, responsável pela supervisão de lâminas; e Marina C. S. U. Zardin, gerente da Biologia Médica do LACEN-MS.

A ação também colabora com as metas dos programas nacionais de controle da tuberculose e da hanseníase.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte suas aventuras aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O mundo está dividido em duas partes: de um lado a liberdade para aqueles que têm tudo, do outro a privação de tudo para aqueles tem não têm nada

Sebastião Salgado, ambientalista, fotógrafo (1944-2025)

Vídeos

Encontro histórico: Bosco Martins e José Hamilton Ribeiro

Mais Vídeos

Eco Debate

DANTE FILHO

Questões que pulsam, mas não empolgam

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Nota pantaneira sobre onças em Corumbá

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Quanto vale um paraíso?