A prefeitura de Corumbá, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma capacitação voltada a enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre a coleta de material biológico para o diagnóstico de tuberculose e hanseníase.
A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (LACEN-MS).
Realizado no auditório da UBS Enfermeira Simone Maia Pontes Flores, no bairro Guatós, o encontro teve como objetivo fortalecer as ações de vigilância, diagnóstico precoce e controle dessas doenças, que ainda representam desafios relevantes para a saúde pública brasileira.
Papel estratégico
Tuberculose e hanseníase são agravos de notificação compulsória e demandam intervenções ágeis e eficazes, nas quais o enfermeiro exerce papel estratégico. Segundo os organizadores, a coleta adequada de amostras é fundamental para garantir a confiabilidade dos exames, reduzir erros laboratoriais e acelerar o início do tratamento.
A formação foi ministrada pelas farmacêuticas-bioquímicas Eunice A. Totumi Cunha, responsável pela área de micobacteriologia; Elisângela Freitas Mendonça, responsável pela supervisão de lâminas; e Marina C. S. U. Zardin, gerente da Biologia Médica do LACEN-MS.
A ação também colabora com as metas dos programas nacionais de controle da tuberculose e da hanseníase.
Leia Também
Gestão da rota turística alinha estratégias e promove os destinos
Arauco oferece cursos técnicos profissionalizantes com 560 vagas
100% dos municípios de MS aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc
PMA encerra Operação Meio Ambiente Seguro após 30 dias
"Tragédia na BR-262 não foi por acaso", diz deputado Paulo Duarte