sábado, 24 de outubro de 2026
CORUMBÁ

Sem ocorrências no Pantanal, fogo atinge a periferia da cidade

29 AGO 2025 - 10h45 Por Silvio de Andrade

Por conta da maior concentração de água na planície, principalmente em áreas de ocorrência de grandes incêndios nos anos anteriores, o Pantanal segue sem focos de calor em agosto, mês considerado crítico devido a estiagem. O mesmo, porém, não se pode comemorar na área urbana de Corumbá, maior município do bioma. 

Somente neste mês, o Corpo de Bombeiros contabilizou 60 ocorrências de queimadas sem vítimas em terremos baldios, na periferia da cidade, e também nos assentamentos rurais situados próximos à fronteira com a Bolívia. Provocados por ação humana, o fogo se propaga rapidamente devido ao hábito da população de acumular lixo doméstico e descarte de material em áreas abandonadas.

Nesta quinta-feira, entre as 14h e 23h, o 3º grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá combateu cinco focos em vegetação seca – três em bairros e dois nos assentamentos Tamarineiro II e Taquaral -, cuja extinção mobilizou a guarnição de plantão e consumo mais de 1.600 litros de água.

Falta consciência

O primeiro incêndio ocorreu na rua Joaquim Venceslau (Bairro Popular Velha, nas margens da linha férrea, com propagação de 600 metros. Os bombeiros utilizaram abafadores, bombas costais e 400 litros de água para conter as chamas. Outro foco foi contido em área de pastagem em um sitio no Assentamento Taquaral.

No início da noite, foram três ocorrências: em terreno baldio no Bairro do Cristo, com grande quantidade de vegetação seca e lixo; em área de mata na rua Emília Alves, Bairro Ceac, em Ladário (cidade vizinha), gerando labaredas intensas; e em terreno de difícil acesso, com valas e pedra, no assentamento Tamarineiro II.

Diariamente, o Corpo de Bombeiros tem alertado a população e reforçado a necessidade de conscientização para evitar queimadas, “que representam risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança das comunidades”. No entanto, todas as ocorrências até agora registradas foram por ação criminosa.

Leia Também

Megafone

O brasileiro tem memória curta; por isso, os políticos tem vida longa

Atribuída ao humorista, ator e escritor Chico Anysio (1931-2012).

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki

ARIOSTO MESQUITA

Quem está "em perigo"? As notícias, o jornalismo ou os jornalistas?

DANTE FILHO

O PT e a mídia abraçam a cultura do medo