Uma investigação mais apurada em um dos seis ônibus clandestinos apreendidos na BR-262, no sábado, 5, com um carregamento de três toneladas de mercadorias contrabandeadas da Bolívia, foi descoberto um compartimento com 25 fetos de lhama e 10 de porco, ocultos no meio de sacas de produtos de interesse fitossanitário.
O desdobramento da ação integrada pela Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)“ revela a gravidade das irregularidades encontradas”, informou nota divulgada pela delegacia alfandegária de Corumbá. Os ônibus foram interceptados na ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinhos.
Riscos sanitários
Os animais foram encontrados durante verificação complementar com a deslacração dos veículos, que estão apreendidos no pátio do Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia. Os fetos foram imediatamente incinerados por funcionários do Mapa, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos para evitar riscos à saúde pública e ao patrimônio sanitário nacional.
“Esta descoberta evidencia a complexidade e a gravidade das atividades irregulares que estavam sendo realizadas através do transporte clandestino de passageiros, envolvendo não apenas contrabando de mercadorias e tráfico de entorpecentes, mas, também, o transporte ilegal de animais, que representa sérios riscos sanitários”, alertou a Receita Federal.
Leia Também
PAINEL COM DESENHO EM RELEVO DA ANTIGA AGENCIA DO FINANCIAL ESTÁ SENDO RESTAURADO
Morre Wilson Baruki, 66 anos dedicados à medicina
Alexandre propõe criação do Programa Corumbá Parada Segura
SANESUL AMPLIA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS E REFORÇA CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA
Diretora da Famasul entre as 100 mulheres poderosas do agro