Fundada 19 dias antes de Corumbá, em setembro de 1778, Ladário é um pequeno território em comparação ao vizinho, que tem 65 mil km². Mas está localizado também na beira do Rio Paraguai e tem sua porção de Pantanal, representada pela Baía Negra, uma riqueza ecológica, arqueológica e paisagística que circunda a morraria do Urucum e o rio, explorada por observadores de aves, turistas e amantes de muita adrenalina e liberdade sobre pedais.
Carlos Biava integra a elite do ciclismo estadualCiclista por hobby, embora profissional há cinco anos com participação em competições estaduais e nacionais, como a Brasil Ride, o administrador de empresas corumbaense Carlos Biava, 27, decidiu promover o primeiro desafio mountain bike neste paraíso – hoje uma Área de Proteção Ambiental (APA), a primeira do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A prova será neste domingo, em cinco categorias, com 150 ciclistas da região e também da Bolívia.
”Aqui, a gente tem cenário completo, cem por cento natureza, morro, água, Pantanal”, diz o organizador do desafio. “A gente se envolveu com o ciclismo por paixão pelo esporte, comecei a competir por gostar dessa adrenalina, contato com a natureza e acabei me envolvendo. A prova vai ser uma experiência maravilhosa, reunião da galera, promoção de saúde e lazer, em família, a união do grupo”, completa Carlos, hoje na elite do ciclismo estadual.

Apoio da prefeitura
O Desafio Pérola do Pantanal de MTB terá largada às 6h30 de domingo, em frente ao coreto da Avenida 14 de março, centro de Ladário, com dois percursos e cinco categorias (geral, sub30 e master A, B e C). A prova de 20 km terá um ritmo mais leve, especial para quem gosta de curtir a natureza e a emoção do mountain bike, sem se preocupar em competir. O percurso esporte, de 40 km, reunirá os atletas em um trecho que exigirá técnica e resistência.
“É um desafio para todas as idades e níveis de habilidade”, define Carlos Biava. Os ciclistas vão passar pela lendária rodovia da Codrasa (BR-359), implantava na década de 1970 para chegar a Poconé (MT) cortando o Pantanal, cujo projeto não avançou. O trajeto inclui também estradas municipais e rurais, passando pelo assentamento 72 e trilhas dentro da Baía Negra. A Trilha das Pedras, de 2 km, é uma das mais fascinantes, com mata fechada e muitos obstáculos.
Aberta para visitação: Baía Negra é uma área de grande relevância ambiental em Ladário, cortada pela estrada da CodrasaO desafio conta com o apoio da prefeitura de Ladário e um grupo de empresas locais. “O prefeito Munir Ramunieh abraçou o nosso projeto”, lembra Carlos Biava. Durante o percurso, haverá pontos de hidratação para garantir o conforto e o desempenho dos atletas. A competição também premiará os melhores ciclistas com troféus para os três primeiros colocados nas cinco categorias. Todos os inscritos receberão medalhas pela participação.
A Baía Negra
A beleza cênica da unidade de conservação e seus morros, com grandes lagoas e floresta nativa, é um deleite para quem a visita para pedalar ou contemplar a natureza. A Apa agrega preservação ambiental e sobrevivência de 38 famílias tradicionais. Foi criada em 2010 por ação do Ministério Público Federal, que interviu na invasão da área ocupada por pesqueiros, balneários e pousadas às margens do Rio Paraguai. São 5.420 hectares da União.
Leia Também
PAINEL COM DESENHO EM RELEVO DA ANTIGA AGENCIA DO FINANCIAL ESTÁ SENDO RESTAURADO
Morre Wilson Baruki, 66 anos dedicados à medicina
Alexandre propõe criação do Programa Corumbá Parada Segura
SANESUL AMPLIA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS E REFORÇA CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA
Diretora da Famasul entre as 100 mulheres poderosas do agro