domingo, 25 de outubro de 2026
FRONTEIRA

Vereador reforça pedido para retorno do DOF a Corumbá

20 MAR 2025 - 08h49 Por Silvio de Andrade

O retorno do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) para Corumbá foi reforçado, na Câmara Municipal, pelo vereador Alexandre Vasconcellos. A ausência de uma força repressiva tem facilitado o aumento dos crimes fronteiriços, inclusive com ocupação de áreas da União para a prática de todo tipo de ilícito, do tráfico de drogas e pessoas ao descaminho.

Por meio de requerimento, ele solicitou ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, realização de estudos de viabilidade para que o DOF retorne à Cidade Branca, ou que, alternativamente, realize operações mais frequentes na região, combatendo crimes na fronteira com a Bolívia.

Alexandre, em seu pedido, justificou o aumento alarmante dos índices de criminalidade na região de fronteira, como roubo de veículos, tráfico de drogas, contrabando e descaminho, entre outros delitos.

“A ausência de um monitoramento contínuo e especializado tem facilitado a atuação de criminosos, comprometendo a segurança da população e a integridade do comércio local”, observou o vereador.

Ruelas abertas em área da União facilitam a entrada de todo tipo de ilícito procedente da Bolívia

Medidas urgentes

Conforme ele, o DOF, departamento específico no combate a crimes fronteiriços, desempenha um papel fundamental na repressão dessas atividades ilícitas. “O retorno permanente desse departamento para Corumbá fortaleceria a fiscalização e possibilitaria um combate mais eficaz à criminalidade organizada”, ressaltou.

“Caso o retorno não seja viável, é essencial que sejam intensificadas as operações do DOF na região, garantindo maior presença policial, apreensão de mercadorias ilegais e prisão de infratores. Reforçamos a necessidade urgente de medidas concretas para aumentar a segurança da população e a defesa das fronteiras do nosso município”, completou.

Em Albuquerque

Para atender a comunidade do distrito de Albuquerque e região, Alexandre solicitou ao secretário Antônio Carlos Videira a realização de estudos de viabilidade para a instalação de um posto policial fixo naquela localidade, visando atender a uma demanda urgente da população, que necessita de maior presença policial para garantir a segurança dos moradores e visitantes da região, um dos polos de pesca esportiva do Estado.

Leia Também

Megafone

O brasileiro tem memória curta; por isso, os políticos tem vida longa

Atribuída ao humorista, ator e escritor Chico Anysio (1931-2012).

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki

ARIOSTO MESQUITA

Quem está "em perigo"? As notícias, o jornalismo ou os jornalistas?

DANTE FILHO

O PT e a mídia abraçam a cultura do medo