A Prefeitura de Corumbá alerta a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e os prejuízos causados pelo descarte irregular. Recentemente, uma situação grave inviabilizou a abertura do Ecoponto da cidade, prejudicando um serviço essencial à comunidade e gerando sérios riscos à saúde pública.
Fora do horário de funcionamento, pneus foram arremessados por cima da cerca do Ecoponto, danificando a estrutura e rolando até o portão principal, causando danos à porta de ferro e impedindo sua abertura. Além dos prejuízos estruturais, o descarte irregular de pneus favorece o acúmulo de água parada, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O Ecoponto recebe pneus em desuso, vidros e lixo eletrônico dentro do horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O descarte fora desse período ou de forma irregular compromete a operação do local e pode causar transtornos tanto para o serviço quanto para a população que utiliza o espaço.
Além disso, pneus descartados inadequadamente representam um grave risco à saúde pública, especialmente em períodos chuvosos.

Colaboração de todos
Em nota, a prefeitura reforçou que o descarte irregular de resíduos está sujeito a penalidades e pede a colaboração de todos para manter a cidade limpa e organizada. Empresas e cidadãos que necessitem descartar materiais devem seguir as normas e horários estabelecidos, garantindo que o Ecoponto continue operando de forma eficiente, sem impactos negativos para a saúde da população.
Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas aos órgãos responsáveis para que as devidas providências sejam tomadas. O respeito ao patrimônio público é essencial para o bom funcionamento dos serviços que beneficiam toda a comunidade e para a prevenção de doenças transmitidas por vetores urbanos.
Qualquer flagrante de irregularidade pode ser denunciado pelo e-mail [email protected], com registro de fotos ou vídeos, para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Leia Também
PAINEL COM DESENHO EM RELEVO DA ANTIGA AGENCIA DO FINANCIAL ESTÁ SENDO RESTAURADO
Morre Wilson Baruki, 66 anos dedicados à medicina
Alexandre propõe criação do Programa Corumbá Parada Segura
SANESUL AMPLIA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS E REFORÇA CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA
Diretora da Famasul entre as 100 mulheres poderosas do agro