Em São Paulo, os livros do publicitário e jornalista Henrique de Medeiros "Nadas em Busca de Tudos" e do jornalista e escritor Bosco Martins "Diálogos do Ócio" - um inventário de décadas de amizade entre o autor e o poeta Manoel de Barros -, estão participando da Bienal do Livro, que acontece no Distrito do Anhembi, no estande da Editora Life de Campo Grande, no “Espaço Leia Mais”. Bosco e Henrique encontram-se presentes na bienal, esta semana, autografando e interagindo com o público participante.
Os livros dos escritores de Mato Grosso do Sul têm despertado atenção de estudantes, professores e visitantes da 27ª Bienal Internacional do Livro, em atividades iniciadas no dia 6 e com previsão de encerramento no próximo dia 15 de setembro, na capital paulista. A feira literária reúne autores independentes e também autores consagrados,e os dois autores projetam MS na maior feira literária da América Latina.

O livro do poeta Henrique de Medeiros, com 352 páginas, traz poemas recentes e de outras obras do autor, tendo ainda ensaios sobre suas obras pelas mãos de professores, doutores, ensaístas, pesquisadores e escritores, como Ana Arguelho, Ana Maria Bernardelli, Dênis de Moraes, Rubenio Marcelo e Raquel Naveira. Ainda, um texto escrito em 1996 por Manoel de Barros a Henrique de Medeiros serve, no prefácio, como uma sensível lembrança entre poetas. A temática do autor em “Nadas em Busca dos Tudos” compõe uma antologia poética sobre o contexto moderno urbano, a dificuldade do encontro e a existência fragmentada.
Festejar o amor pela leitura
Já "Diálogos do Ócio", de Bosco Martins, foi lançado na noite de terça-feira (10) na Livraria da Travessa, em Pinheiros, e também participa da exposição na Feira. Para o autor, a Bienal deste ano superou todas as expectativas, sendo um grande sucesso, quebrando marcas de público e vendas: "Uma Bienal para dar visibilidade à literatura de Mato Grosso do Sul e mais uma vez celebrar e festejar o amor do público pelo livro. Sempre se diz que o Brasil não é um país de leitores e não é isso que a gente vê aqui em São Paulo, a gente tem a cada Bienal comprovado que isso não é verdadeiro", comemorou o autor de Diálogos do Ócio.

Em entrevista ao Jornal da Cultura, Bosco Martins disse que a obra deixada por Manoel de Barros é transcendental e renasce a cada dia: “Fico impressionado nesses eventos com a força de sua poesia e a quantidade de novos leitores que imortalizam a figura de Manoel de Barros, não somente no campo literário, mas também nas artes plásticas e no quintal do mundo cultural, como o poeta definia o alcance do seu pensamento e modo de ver o mundo que ele enxergava. “Seus personagens são como Riobaldo de Rosa, na luta boa contra a má literatura, uma luta que não termina nunca.”
Henrique Alberto de Medeiros Filho, que além de escritor é presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, disse que a Bienal Internacional do Livro é um dos eventos culturais mais significativos no Brasil e na América Latina, desempenhando papel essencial na promoção da literatura, na difusão do conhecimento e no estímulo à leitura no país. Destacando a companhia de Bosco Martins no evento, bem como da Editora Life, afirmou que a literatura sul-mato-grossense se faz presente nesta Bienal para marcar um Estado que tem registrado um grande desenvolvimento e movimento literário nos últimos anos.
Válter Jeronymo, diretor da Life Editora, destacou a importância do envolvimento de uma editora sul-mato-grossense em eventos desse porte, levando autores de vários Estados do Brasil, mas principalmente também do Mato Grosso do Sul, na participação literária da Bienal. A Life Editora nasceu em Campo Grande e hoje tem um catálogo estadual e nacional em grande crescimento.
Leia Também
AVANÇOS DO SANEAMENTO TRANSFORMAM REALIDADE NA FRONTEIRA DE MS
Sistema de captação de água opera normal após choque de barcaça
PAINEL COM DESENHO EM RELEVO DA ANTIGA AGENCIA DO FINANCIAL ESTÁ SENDO RESTAURADO
Morre Wilson Baruki, 66 anos dedicados à medicina
Alexandre propõe criação do Programa Corumbá Parada Segura