segunda-feira, 26 de outubro de 2026
ROCHEDO

Orla da Cachoeira dos Diamantes é nova opção de turismo

08 JUL 2024 - 10h14 Por REDAÇÃO

O Governo de Mato Grosso do Sul acaba de finalizar a nova orla da Cachoeira dos Diamantes, um ponto turístico totalmente repaginado no município de Rochedo, distante 67 km de Campo Grande. Com um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões, a obra de urbanização e paisagismo transformou a área em um verdadeiro point para os mais de cinco mil moradores e turistas, consolidando o compromisso estadual com o desenvolvimento e o turismo local.

Localizada no coração de Rochedo, a uma quadra da praça central da cidade, a Cachoeira dos Diamantes é banhada pelo Rio Aquidauana e possui fácil acesso. A nova orla inclui nivelamento do terreno, implantação de calçadas com acessibilidade e piso tátil, além da instalação de 47 bancos, 13 lixeiras, seis bicicletários, um pergolado, um portal e oito quiosques. Além disso, foram realizadas novas instalações hidráulicas e elétricas, com novas luminárias; instalações hidrossanitárias.

Para as crianças, foi criado um parquinho infantil em formato circular, com piso emborrachado que garante diversão segura. A população pode praticar esportes na academia ao ar livre e o local conta com um deck para contemplação do pôr do sol, proporcionando um espaço de lazer completo.

Espaço valorizado

A quadra de areia e a arquibancada passaram por uma reforma completa, podendo agora receber eventos esportivos e servir como opção de entretenimento para a população nos finais de semana e feriados. Além disso, foram implantadas diversas plantas e arbustos, embelezando ainda mais o local.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, destaca a importância da obra para os moradores e o potencial turístico da região. “A urbanização da orla da Cachoeira dos Diamantes valoriza os atrativos naturais de Rochedo. É um investimento com infraestrutura de qualidade que beneficia tanto os moradores quanto os turistas. O espaço será uma ótima opção de lazer e esporte para toda a comunidade”, afirmou Peluffo.

Durante a execução do projeto, a preservação ambiental foi uma prioridade. Bianca Rodrigues, arquiteta e urbanista responsável pela fiscalização da obra, assegurou que todas as atividades no canteiro foram conduzidas com cuidado ambiental, evitando o corte de árvores, e garantindo acessibilidade através de rampas e acessos adequados para pessoas com deficiência.

A Cachoeira dos Diamantes tem seu nome inspirado por uma jazida de diamantes encontrada no local, na década de 1930. A nova orla não só oferece um espaço de lazer e esporte, mas também reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos naturais, fortalecendo o turismo e a economia de Rochedo.

Leia Também

Megafone

O brasileiro tem memória curta; por isso, os políticos tem vida longa

Atribuída ao humorista, ator e escritor Chico Anysio (1931-2012).

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki

ARIOSTO MESQUITA

Quem está "em perigo"? As notícias, o jornalismo ou os jornalistas?

DANTE FILHO

O PT e a mídia abraçam a cultura do medo