terça-feira, 27 de outubro de 2026 - 22:48
BIODIVERSIDADE

Forbes: Brasil é o melhor país do mundo para ecoturismo

03 AGO 2023 - 10h02 Por REDAÇÃO

A Revista Forbes elegeu o Brasil como o melhor país do mundo para se fazer ecoturismo. No “Índice de Ecoturismo”, que ranqueia os países com base na avaliação da biodiversidade, quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, e na sustentabilidade destes destinos, composto por 50 países, o Brasil recebeu a elevada pontuação de 94,9/100, bem à frente do México, que ficou na segunda colocação com 86 pontos.

De acordo com a Forbes, o Brasil foi o país com maior biodiversidade entre todos os destinos pesquisados, “com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas”. O ranking ainda ressalta que “30% do território brasileiro está protegido” e que o Brasil possui oito sítios com título de patrimônio mundial natural da Unesco.

A plataforma cita como exemplo o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no estado do Amazonas, que possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade. É um local que “protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirmou o levantamento.

Reconstrução

“Em pouco tempo, conseguimos reconstruir a imagem de nosso país e o noticiário sobre o Brasil no mundo mudou. Saímos do lugar de ameaça da humanidade por agredir nossas florestas e nossa biodiversidade, e passamos a ser vistos como o país mais desejado, que o mundo quer conhecer e fazer parte dessa transformação, contribuindo com a sustentabilidade de nossa natureza através do turismo”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Na atual gestão, a Embratur reatou laços com a maior associação de ecoturismo e turismo de aventura do mundo, a ATTA (Adventure Travel Trade Association) – o Brasil havia sido suspenso dessa entidade nos últimos anos devido ao aumento do desmatamento. Em setembro, a Embratur participa do congresso Adventure Travel World Summit, no Japão. O Brasil também conquistou a sede do congresso mundial da International Organization for Standardization (ISO) focado nas atividades de turismo, que será realizado em 2025 no Rio de Janeiro.

“As portas voltaram a se abrir para o Brasil. Estamos recuperando o tempo perdido, trabalhando para garantir que o turista estrangeiro consiga vir. Não adianta desejar conhecer nossas florestas se não tiver voo direto e pacote na agência. Esse turista precisa vir e ser bem recebido, viver essa experiência única que é conhecer nossa natureza, e voltar com o sentimento de que, com sua visita, também faz parte da solução para a conservação e restauração de nossas florestas”, completou Freixo.

Avaliação

A avaliação segue rígidos critérios. Além do número de espécies animais e vegetais, o número de espécies protegidas, o número de sítios patrimônios da Unesco, também são consideradas as emissões de gás carbônico e a qualidade do ar, entre outros pontos. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Desses, sete são naturais, 15 culturais e um misto (natural e cultural).

Leia Também

Megafone

Essa eleição foi uma derrota do negacionismo, da mentira. Confesso que cada vez que eu ia em um debate eu ficava constrangido; nunca pensei em me deparar com um representante genuíno do milicialismo

Presidente Lula, em seu primeiro discurso pós reeleição

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Leonardo Leite de Barros

Ilmo. Sr Presidente Lula

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki

ARIOSTO MESQUITA

Quem está "em perigo"? As notícias, o jornalismo ou os jornalistas?