quarta-feira, 28 de outubro de 2026 - 03:14
POSICIONAMENTO

MS É DESTAQUE NO ADVENTURENEXT LATIN AMERICA EM BOGOTÁ

Bruno Wendling: "Reafirmamos a liderança do Estado no cenário internacional do ecoturismo"

28 JUN 2023 - 12h25 Por Silvio de Andrade

O turismo de Mato Grosso do Sul mais uma vez foi destaque em eventos internacionais com a participação da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), representada pelo seu diretor-presidente Bruno Wendling. Além de co-apoiador, o Estado representou o Brasil na edição colombiana do AdventureNEXT Latin America 2023, um dos mais importantes eventos de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina, realizado de 25 a 27 de junho em Bogotá.

“Nossa participação foi excelente”, disse Bruno Wendling, acrescentando que o Estado foi um dos destinos de destaque, atraindo a atenção de operadores e jornalistas internacionais, além da visibilidade proporcionada com uma apresentação de quase dez minutos para players não só da América Latina, mas também da Europa e do mercado norte americano. “Foi uma oportunidade ímpar para mostrarmos os nossos destinos e nossa campanha Desbravador de Destinos”, disse o dirigente.

Encontro com operadores e jornalistas internacionais

A apresentação do diretor-presidente da Funtur/MS foi assistida por mais de 200 operadores e jornalistas de 23 países presentes ao evento. Bruno Wendling também participou como representante do Basil da reunião global com ministros e gestores de países da América Latina, na abertura do Adventure NEXT Latim America, onde se dscutiu, dentre outros temas, a paz no contigente por meio do turismo.

Posicionamento no mercado

Além da abordagem sobre a situação do turismo e sustentabilidade em cada país e os planejamentos para o setor na América Latina, foi assinada a declaração ‘Transformação para o turismo do futuro’ pelo vice-ministro do turismo da Colômbia, ministro do Equador, Panamá e representante do Chile. O documento, assinado por Mato Grosso do Sul com outros sete países, durante AdventureNEXT do ano passado, é um termo de colaboração em prol da conservação das ações de preservação na América Latina.

Reunião com ministros e gestores em turismo dos países latinos contou com a participação da Fundtur/MS

O diretor-presidente da FundturMS participou ainda de uma reunião de análises técnicas e estratégicas com representantes dos “tourism board” de países da América Latina como Chile, Equador, El Salvador, Peru e Colômbia, e conversou com operadores e a imprensa internacional no marketplace.

“Foi muito produtivo, reforçamos os compromissos com o fortalecimento da região e reafirmamos a liderança de Mato Grosso do Sul no cenário internacional do ecoturismo”, disse ele, avaliado como fundamental a participação do Estado no AdventureNEXT Latin America para a continuidade das ações em parceria com Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das principais organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo.

Esta foi a terceira edição de um evento que MS foi o primeiro a receber e ser parceiro na realização. "Temos construído essa parceria com a ATTA há muito tempo e isso fortalece cada vez mais a marca Mato Grosso do Sul no mercado internacional. Apoiamos um painel e apresentamos o destino Mato Grosso do Sul para os profissionais do turismo presentes e imprensa internacional especializada, além do momento no marketplace com operadores e jornalistas”, ressaltou Wendling.

Turismo de aventura

Mato Grosso do Sul realizou em 2018, em Campo Grande, o primeiro evento AdventureNEXT Latin America. O Estado tem participado continuamente das ações junto à ATTA, com o objetivo de reforçar a imagem de MS enquanto destino de ecoturismo e natureza no mercado internacional.

O turismo de aventura cria empregos, gera renda e incentiva a preservação do meio ambiente. É um dos segmentos que mais cresce no mundo, gerando anualmente cerca de 683 bilhões de dólares em negócios, segundo o Travel Leaders Group e a ATTA.

Leia Também

Megafone

Essa eleição foi uma derrota do negacionismo, da mentira. Confesso que cada vez que eu ia em um debate eu ficava constrangido; nunca pensei em me deparar com um representante genuíno do milicialismo

Presidente Lula, em seu primeiro discurso pós reeleição

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Leonardo Leite de Barros

Ilmo. Sr Presidente Lula

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki

ARIOSTO MESQUITA

Quem está "em perigo"? As notícias, o jornalismo ou os jornalistas?