quarta-feira, 28 de outubro de 2026 - 05:00
PONTA PORÃ

Reforma do Castelinho resgata a história da fronteira

16 JUN 2023 - 12h11 Por REDAÇÃO

Considerado um dos tesouros arquitetônicos de Mato Grosso do Sul, o icônico prédio do Castelinho, em Ponta Porã, datado do início do século XX, passa por obras de restauração que vão transformar o espaço em um museu da história da fronteira com o Paraguai. Ao todo, o Governo do Estado investe R$ 4,3 milhões para resgatar a construção.

O patrimônio cultural é um prédio emblemático. Começou a ser construído em 1926 e ficou pronto em 1930. Localizado próximo à antiga estação ferroviária Noroeste do Brasil (NOB), o prédio foi sede do governo do Território de Ponta Porã e, depois, abrigou a cadeia pública e o quartel da Polícia Militar. Na década de 1990, deixou de ser utilizado e acabou abandonado.

 

O projeto de restauração foi concebido para devolver ao prédio sua antiga glória. Essa é a proposta do governo para dar um “novo caminho” ao local, que faz parte da história da fronteira. A recuperação envolve a manutenção de elementos arquitetônicos originais, a reparação de danos causados pelo tempo e a implementação de melhorias para garantir a segurança e a acessibilidade do local.

Resgate

Superados os desafios do início da obra, como avaliações detalhadas do estado do prédio, a equipe trabalha com a limpeza e a produção dos ornamentos da fachada. Também estão sendo feitas a restauração das molduras e silhuetas, além de demolições controladas, costura das paredes e reforço das estruturas da fundação.

Patrrimônio da cultura fronteiriça na fase de abandono

Ainda são realizadas a decapagem química de tinta impermeável, neutralização com água de cal, preparo manual e envasamento de argamassa de cal e recomposição de revestimento em pano liso.

Com 12,49% de execução, as obras são realizadas pelo Estúdio Sarasá, contratado pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e pela Seilog (secretaria estadual de Infraestrutura e Logística) após processo licitatório. A expectativa é de que as obras durem até o início do ano que vem.

“Essa restauração representa um importante resgate histórico para Ponta Porã e toda a fronteira. É a preservação do patrimônio histórico cultural. Depois de restaurado, o Castelinho será um espaço útil à comunidade, preservando a nossa história para as gerações futuras e despertando a curiosidade e a busca pelo conhecimento”, destacou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog, ex-prefeito de Ponta Porã.
 

Leia Também

Megafone

Essa eleição foi uma derrota do negacionismo, da mentira. Confesso que cada vez que eu ia em um debate eu ficava constrangido; nunca pensei em me deparar com um representante genuíno do milicialismo

Presidente Lula, em seu primeiro discurso pós reeleição

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Leonardo Leite de Barros

Ilmo. Sr Presidente Lula

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki

ARIOSTO MESQUITA

Quem está "em perigo"? As notícias, o jornalismo ou os jornalistas?