quinta-feira, 29 de outubro de 2026 - 14:51
TURISMO EQUESTRE

CONHEÇA ROTAS PARA ANDAR A CAVALO NO PANTANAL E OUTRAS REGIÕES

14 JUL 2022 - 17h28 Por SILVIO DE ANDRADE/REDAÇÃO

A relação do ser humano com o cavalo é milenar e reflete as origens de grandes civilizações, quando o homem utilizava o animal como meio de transporte. O tempo passou e as máquinas se tornaram o principal meio de locomoção, mas não diminuíram o amor por “andar a cavalo”. Hoje, o turismo equestre é uma atividade praticada pelos apaixonados por cavalgada e natureza, trazendo conexão entre o homem e o animal.

No turismo equestre, o cavalo ou a mula são os responsáveis por realizar trajetos e passeios. A atividade pode ser desenvolvida em forma de marcha, que tem menor impacto; galope, quando ocorre um pouco de corrida; e uma caminhada lenta. As cavalgadas são realizadas em várias modalidades: noturnas, ecológicas, de curta e longa duração, podendo incluir pausas para alimentação, contemplação da natureza e visitação das cidades onde são feitos os percursos.

Passeio no lombo de cavalos dóceis é uma das principais atividades de ecoturismo no Pantanal, bioma que se distribui pelo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As pousadas e fazendas-hotéis oferecem a cavalgada, onde o visitante faz um tour pelos campos para contemplar a natureza, atravessando baías e lagoas, e a vivência com as comitivas de gado, uma experiência única ao lado de peões com seus berrantes e trajes típicos.

O Pantanal oferece ao turista equestre uma mistura de aventura, charme e preservação ambiental. A diversidade da fauna e da flora na maior planície alagável do mundo também estão inclusas no passeio e vão encher os olhos dos turistas apaixonados por natureza. Em Mato Grosso do Sul, o passeio poderá ser agendado nas cidades de Corumbá (Estrada-Parque, MS-384, distante 300 km de Campo Grande), Aquidauana e Miranda.

Um leque de opções

Em alguns lugares, nem carros, motos ou mesmo bicicletas conseguem passar, fazendo com que os cavalos e mulas sejam ainda mais importantes para o conhecimento de locais turísticos. Com a sabedoria de quem sabe onde pisa, o animal encara obstáculos que vão de rios, pedras a pântanos. Poder apreciar as paisagens, campos, praias, montanhas, cidades históricas e matas junto ao cavalo e respeitando o animal é uma prática que proporciona uma vivência única ao turista.

 

É importante que o turista se lembre que o cavalo é um ser vivo e há imprevisibilidades em relação aos passeios. Por isso, contrate um serviço especializado e pratique a atividade preferencialmente em grupos. Conheça alguns roteiros espalhados pelo Brasil, além do Pantanal, e não se esqueça de apreciar esse momento de conexão:

Nordeste - Imagine fazer uma caminhada lenta, sentindo a paz e o relaxamento proporcionado pelo andar do cavalo na beira de uma praia deserta. Esse é o cenário trazido pelas cidades do litoral sul de Alagoas, em especial o município de Feliz Deserto. Por lá, são vários quilômetros de cavalgadas entre dunas, praias desertas e coqueirais, que promovem um verdadeiro desbravamento da natureza pouco habitada.

Sudeste - Outra rota para seguir apreciando as belezas do Brasil no lombo do cavalo são as montanhas e cidades históricas de Minas Gerais. Por lá, o viajante pode entrar em contato com a imensidão das serras verdinhas do estado, além de passar por plantações de cafezais. No circuito da Serra da Mantiqueira, que corta os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a cadeia de montanhas vai imprimir na memória do turista uma paisagem exuberante. No trajeto também são encontrados vilarejos, arraias e a tradição de um Brasil interiorano.

Em Minas também é possível percorrer o Circuito das Águas, que corta 12 cidades do sul do estado, onde o turista vai cavalgar em fazendas históricas, matas e campos, conhecendo as belezas naturais e culturais da localidade. As águas curativas e as cascatas revigorantes vão fazer seu papel e trazer renovação, aliadas, ainda, às delícias culinárias oferecidas pelos estabelecimentos e fazendas da região. De bônus, o turista ainda ganha a experiência de cavalgar ao luar, uma tradição da região.

Sul - As belezas das terras do sul do Brasil, em especial no circuito de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também são espaço para o turismo equestre. A história da região e dos imigrantes europeus se mistura com a beleza das pradarias e matas de Araucárias. As fazendas coloniais são os locais de estadia para os viajantes a cavalo, que acabam tendo contato com a cultura local. Música, gastronomia, e contos narrados de pai para filho há gerações vão trazer ainda mais vivência para o passeio.

Serviço
pioneiroturismo
pousadasaojoao

 

Leia Também

Megafone

Essa eleição foi uma derrota do negacionismo, da mentira. Confesso que cada vez que eu ia em um debate eu ficava constrangido; nunca pensei em me deparar com um representante genuíno do milicialismo

Presidente Lula, em seu primeiro discurso pós reeleição

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Nelson Araújo Filho

Vermelhos

Leonardo Leite de Barros

Ilmo. Sr Presidente Lula

Ahmad Schabib Hany

Tributo ao Doutor Wilson Baruki