Vou escrever este texto no pessoal porque quando se fala em Rali Brasileiro de Canoagem o assunto palpita o coração de um jornalista então com 36 anos, correspondente do Jornal do Brasil (RJ) – um dos principais veículos da imprensa brasileira -, que reportou em 1989 uma dos maiores eventos nacionais de esporte radical nas águas do Rio Formoso, em Bonito.
O recém empossado presidente da Confederação Brasileira e Canoagem (CBCa), o aquidauanense Rafael Girotto, 31 anos, anunciou que uma das suas metas para 2022 é retomar o Rali de Descida em Bonito, onde a competição foi realizada durante cinco anos e nunca mais aconteceu por problemas de patrocínio com a prefeitura local, à época.
Primeiro rali foi destaque no JBGanha o esporte e ganha o turismo de Mato Grosso do Sul, sobretudo a Capital do Ecoturismo, cujas belezas naturais foram descobertas pelo Brasil e pelo mundo por meio das reportagens veiculadas naquele outubro de 1989 pela Rede Globo e pelo Jornal do Brasil. O evento também despertou no empresariado local o grande filão que a natureza proporcionaria.
O rali de Bonito, segundo Rafael Girotto, é uma prova diferenciada pelo grau de dificuldades em um trecho de 28 km de águas calmas e cristalinas, dezenas de cachoeiras, algumas de cinco metros, e corredeiras, com a natureza em volta. A CBCa pretende acertar ainda este ano a realização da prova com a prefeitura de Bonito. Tem tudo para ser o maior evento na cidade em 2022.
Rafael Girotto, novo presidente da CBCaTomando banho de rio
Os esportes radicais estavam em alta no Brasil, ganhando espaços e visibilidade na imprensa e adesão dos jovens, e pautei o rali para o jornal. Não apenas foi aprovada, como abriria uma série de reportagens sobre essa nova tendência do esporte de aventura associado à natureza. O editor pediu para descrever esse canoísta, e assim o fiz: o atleta das águas, o seu guardião.
O rali teve chamada na capa e rendeu uma bela página na seção do esporte – uma das poucas lembranças que guardei em mais de oito anos como correspondente. A impressão ainda era em preto e branco. Foi uma diversão fazer a matéria, com a velha Pentax sempre à tiracolo. Passava o dia no Balneário Municipal, onde os atletas estavam acampados, tomando banho de rio...
Belezas naturais e alto grau de dificuldades em águas cristalinas devem atrair atletas de todo o mundo em BonitoA matéria abriu assim: “o nome da cidade é Bonito e o rio que corre na região é o Formoso. Justiça seja feita para esse pedaço de natureza sul-mato-grossense...”. Na época, a canoagem ainda era um esporte de classe média, devido ao custo dos equipamentos e deslocamento para os locais de prova. E a próxima Olimpíada, em Barcelona (1992), era um sonho distante.
O jovem canoísta da foto
Pinho foi campeão brasileiro. Ganhou índice para o mundial, mas não teve patrocínioA notícia da reinclusão de Bonito no circuito nacional da canoagem não trouxe apenas lembranças das boas coberturas jornalísticas em um tempo analógico. O vai-e-vem da vida, com tantos encontros e desencontros, nos surpreende, às vezes. E agora, morando em Bonito, fui encontrar o canoísta que aparece nas imagens que fiz do caiaque vencendo as cachoeiras.
Dupla coincidência, aliás: Eurípedes Pinho, hoje professor de educação física e dono de academia na cidade, é aquele jovem de 17 anos que se superava no equilíbrio do caiaque e foi clicado por mim, saindo do Balneário Municipal. É ele, também, tio do novo presidente da CBCa. Aquidauanense, Pinho despontou na canoagem, profissionalizou-se e chegou a ganhar provas nacionais.
“É um sonho o retorno do rali em Bonito, onde a natureza intacta e a qualidade da água atraíram atletas do Brasil e estrangeiros. Foi uma grande vivência em cinco anos de disputa. O rali contribuiu para o pontapé inicial do turismo em Bonito”, diz Pinho, 49 anos. “Descobrimos, depois, que o rali faz parte do calendário da cidade e deve ser realizado em outubro, é lei”, conta.
Leia Também
Corumbá abre em novembro a rematrícula na Reme
MORADORES DENUNCIAM AO MPE CRIME AMBIENTAL CAUSADO PELA MINERADORA LHG
PMA iniciou operação pré piracema nos rios do Pantanal
Corumbá recebe Anzol Rosa, as mulheres na pesca esportiva
Encontro promoveu conexão entre empreendedoras