Está em operação o novo aeroporto de Pequim (China), uma enorme infraestrutura em forma de estrela-do-mar, coincidindo com as comemorações do 70º aniversário da criação do regime comunista. Terminal está entre os mais tecnológicos e avançados do planeta.
O novo aeroporto internacional de Daxing, localizado 46 quilômetros ao sul da capital, operará em plena capacidade em 2040, com 100 milhões de passageiros anuais previstos, o que seria um recorde mundial para um único terminal, segundo seus criadores.
Com um design futurista, o aeroporto conta com cinco saguões conectados, formando uma grande estrela-do-mar, ou uma nave espacial. Espera-se que o local opere com plena capacidade até 2040, atendendo a mais de 100 milhões de passageiros anualmente. Isso pode ajudar a aliviar a superlotação do Aeroporto Internacional de Pequim, que opera hoje quase em sua capacidade máxima.
O interior do prédio mostra a fluidez e as curvas do design de Zaha Hadid. Foto: Visual China Group/Getty ImagensPrimeiro mercado
O transporte aéreo está crescendo na China e, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em meados da década de 2020 o gigante asiático ultrapassará os Estados Unidos como o primeiro mercado aéreo do mundo. Em 2025, Pequim poderia receber um total de 170 milhões de passageiros espalhados entre os dois aeroportos.
O novo edifício de 700 mil metros quadrados é, segundo seus criadores, o maior terminal aéreo do mundo. Foi projetado pela arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid, que morreu em 2016, e pela subsidiária de engenharia da empresa francesa Aéroports de Paris (ADP).
O terminal cobre uma área equivalente a 25 campos de futebol e inclui uma estação de metrô e uma estação de trem de alta velocidade. O projeto custou 120 bilhões de yuans (cerca de 17,5 bilhões de dólares) ou 400 bilhões de yuans, se forem incluídas as conexões ferroviárias e rodoviárias.
Leia Também
Barcaça afunda em porto da Lhg durante carregamento de minério
Gabriel criará comitê para apurar lama em Maria Coelho
Corumbá abre em novembro a rematrícula na Reme
MORADORES DENUNCIAM AO MPE CRIME AMBIENTAL CAUSADO PELA MINERADORA LHG
PMA iniciou operação pré piracema nos rios do Pantanal