terça-feira, 03 de novembro de 2026 - 11:53
ACIDENTE

Derretimento de área na Antártida é o dobro da Califórnia

23 JUN 2017 - 18h21 Por Folha do Meio Ambiente

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio registraram o derretimento parcial de uma área que é dobro do estado da Califórnia na Antártica. O estudo foi publicado pela revista "Nature Communications" nesta semana.

De acordo com o artigo, ventos quentes do El Niño passaram pela região durante duas semanas em janeiro de 2016. Os dados recolhidos por satélite mostram uma mistura de neve derretida e gelo sobre uma plataforma sólida que canaliza cerca de um terço do gelo que flui para o oeste da Antártica para o oceano.

Embora os cientistas tenham evidências há anos de que a água quente dos oceanos está derretendo as placas de gelo da Antártica, essa é uma das primeiras pesquisas em que foi possível documentar como o ar quente também pode causar o degelo generalizado.

A equipe instalou os instrumentos necessários para investigar os processos na Antártica Ocidental semanas antes dos ventos quentes. "Nós tivemos muita sorte de conseguir instalar equipamentos de última geração na Antártica Ocidental logo antes dessa grande ocorrência de derretimento", disse Dan Lubin, coautor do estudo.

Leia Também

Megafone

Desenvolvimento econômico é importante, mas não pode acontecer às custas da qualidade de vida da população

Prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, questionando os impactos da mineração no distrito de Maria Coelho

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Gilberto Verardo

O calvário jurídico

Armando Arruda Lacerda

Pantaneirismo e a eterna busca por ações orgânicas

Nelson Araújo Filho

Vermelhos