sábado, 25 de janeiro de 2020
PARTICIPE

Prêmio sobre práticas da ciência da natureza abre inscrições

08 AGO 2017 - 12h02Por Redação

A Samsung recebe inscrições para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil poderão, até dia 14 de agosto, inscrever seus projetos para melhoria de suas comunidades. Os interessados devem se cadastrar por meio do site www.respostasparaoamanha.com.br.

O Estado do Mato Grosso do Sul se posicionou entre os 25 vencedores regionais e foi um dos cinco da região Centro-Oeste, com o projeto da escola EE Profª Fatima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina.

A proposta do concurso é incentivar estudantes a aplicar na prática conceitos de ciências da natureza e matemática, por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia.

Proteção ambiental

Na edição de 2016, mais de 2.100 inscrições foram realizadas, envolvendo cerca de 37 mil alunos, sob a orientação de aproximadamente 2.600 professores de todo o Brasil. 

Para a realização do programa, a Samsung conta com a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec. A empresa tem também o apoio, dentre vários parceiros, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

"Os esforços globais de cidadania da Samsung abrangem uma variedade de áreas que incluem assistência social, cultura, artes, serviços voluntários, educação e proteção ambiental", explica Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina. "No Brasil o nosso foco é a educação. O prêmio Respostas Para o Amanhã traduz bem esse nosso compromisso", complementa Helvio.

Premiação

A comissão julgadora, constituída por especialistas em educação, selecionará os melhores trabalhos apresentados. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição do prêmio.

Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu "Projeto Vencedor pelo Júri Popular". Já os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung - um para o professor e outro para o diretor - e tablets da marca para cada aluno da sala, além de troféu de Vencedor Nacional e medalha.

Além das fronteiras

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 64 mil estudantes, 4.500 professores de cerca de 2.300 escolas de todo o Brasil. Em 2016, o prêmio ganhou abrangência nacional com mais de duas mil inscrições em todo o país. 

Leia Também

Relatos de viagem

Enfim, no marco zero da Ruta 40. Missão cumprida, uma façanha!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O grande inimigo do meio ambiente é a pobreza

Paulo Guedes, ministro da Economia

Vídeos

Jornada das Tartarugas

Mais Vídeos

Eco Debate

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs

HEITOR FREIRE

O Poder do Silêncio

MARCIA HORITA

Atentos e mobilizados na defesa da Mata Atlântica