quinta, 25 de junho de 2026
CENÁRIOS

Corumbá realiza Conferência Municipal de Saúde em julho

25 JUN 2026 - 10h23Por REDAÇÃO

Corumbá sediará, nos dias 2 e 3 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que reunirá gestores, profissionais da área e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O evento promovido pela prefeitura acontecerá no Centro de Convenções e terá como tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil".

A realização da conferência foi oficializada pelo decreto nº 3.610, publicado no Diário Oficial do município. A convocação atende à deliberação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e integra o processo preparatório para a 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Considerada um dos principais instrumentos de participação social na formulação das políticas públicas de saúde, a conferência tem como objetivo avaliar a situação da saúde no município, definir diretrizes para o setor e eleger os delegados que representarão Corumbá na etapa estadual.

Quatro eixos

As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos. O primeiro abordará democracia, direito à saúde, soberania nacional e a avaliação do cenário da saúde em Corumbá. O segundo tratará do financiamento do SUS, com foco na garantia de recursos adequados e sustentáveis.

O terceiro eixo discutirá os desafios contemporâneos enfrentados pelo sistema de saúde, incluindo os impactos das emergências climáticas e a justiça socioambiental. Já o quarto será dedicado aos modelos de atenção e gestão, com ênfase na integração dos territórios e na oferta de cuidado integral à população.

A organização do evento é de responsabilidade da secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, que também coordenará a logística, a divulgação e a execução das atividades, conforme o regimento da conferência.
 

 

Leia Também

Relatos de viagem

Conte suas aventuras aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Os lobbies das ongs são um fenômeno deste Brasil Colonial: conflitam com o pensamento ambientalista sério e científico do resto do mundo

Armando Arruda Lacerda, pantaneiro de "chapa e cruz" do Porto São Pedro

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

FAYEZ FEIZ JOSÉ RIZK

Intervenção no Consórcio Guaicurus não é a solução definitiva

HITO BRAGA DE MORAES 

A importância do desenvolvimento da infraestrutura hidroviária no Brasil

HEITOR RODRIGUES FREIRE

E agora?