As agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), retomam a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.
A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. Cerimônia realizada no dia 14 de fevereiro, em Brasília, inaugurou a retomada da marca.
Mato Grosso do Sul participou desse grande momento. Além da presença do diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling, no evento, Campo Grande e Bonito fizeram parte da cerimônia ao projetarem, simultaneamente com outros destinos turísticos, a Marca Brasil com “s”, em seus monumentos: Morada do Baís e Praça da Liberdade (ou das Piraputangas).
País da sustentabilidade
A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, avisa o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“O Turismo é uma das atividades econômicas mais importante do mundo e talvez a que mais garante a preservação. Ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. A gente quer que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo possa nos visitar”, completa.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que a grande concentração de biodiversidade e riquezas naturais do Brasil, aliado à responsabilidade climática, criam uma grande oportunidade de promoção do turismo para os demais países.
“Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. A gente tem a implementação da sustentabilidade das mais diferentes formas, especialmente na vida de todos nós”, acredita.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o relançamento da Marca Brasil foi "um momento único e muito importante na reconstrução da imagem do Brasil no cenário internacional". E completa: "Feliz de ver o profissionalismo da nova equipe da Embratur, liderada pelo ministro Marcelo Freixo e Jaqueline Gil. O MS estará junto contribuindo para o novo posicionamento do nosso país como destino responsável, plural e competitivo como devemos ser"
Turismo comunitário
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, “o turismo sustentável é a solução”. Ela destacou o sucesso de destinos que realizam turismo de base comunitária em atrair turistas internacionais e promover políticas de preservação ambiental. “A gente precisa reconhecer e fortalecer esses destinos”.
Daniela falou sobre a prioridade de qualificar os trabalhadores para o turismo internacional e ampliar os investimentos em infraestrutura. “A gente precisa tratar bem os brasileiros, e os estrangeiros vão se sentir bem em nosso Brasil”, completou.
A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu que o turismo seja uma das soluções para que “as reservas florestais brasileiras sejam instrumentos de proteção ambiental, mas, também, de desenvolvimento econômico e de inclusão social”. Ela elencou as prioridades da ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Embratur, como a promoção dos Sítios do Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidos pela UNESCO e a realização de melhorias na infraestrutura de visitação dos parques nacionais, a exemplo do que já existe em parques de países como África do Sul, Argentina e Chile.
A ministra ressaltou a importância da ação conjunta do poder público para a organização e promoção de destinos de turismo de base comunitária “para melhorar a experiência da visitação a comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, sobretudo, mas não exclusivamente, na Amazônia”. Para Marina, esta modalidade de turismo tem “altíssimo potencial de crescimento, particularmente pelo seu caráter de inclusão social”.
“Requer, contudo, a necessária ação do Estado para garantir assessoria empresarial, qualificação profissional, financiamento e promoção, de forma a apoiar essas comunidades para que se organizem como destinos turísticos internacionais, garantindo que o impacto social seja mínimo, gerando renda para as famílias, com cadeias e arranjos produtivos locais”, disse.
Carbono neutro
A nova direção da Embratur criou em sua estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e dará centralidade a este tema em sua atuação, formulando políticas e negociando parcerias internacionais em favor da neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a incorporar políticas de sustentabilidade.
“O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos construindo. É o Brasil que combate a pobreza, que combate o racismo, é sustentável e vai ajudar o mundo a enfrentar a crise climática. E o mundo vai entender isso, e vai querer fazer parte disso. O recado é: nos ajude a ser o Brasil que o mundo deseja”, convidou Freixo.
“Para nós, o Turismo é parte da solução, é comida no prato, é desenvolvimento, é renda. Portanto, o setor é parte central da estratégia de desenvolvimento econômico e social do governo federal”, completou.
O que significa
Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil.
Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.
O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.
“Esse histórico foi jogado fora pelo antigo governo, que criou uma marca sem estudo técnico e cujo slogan era inadequado na mensagem, que remetia ao turismo sexual. A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada”, explica Marcelo Freixo.
Uso comercial
A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.
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