terça, 23 de junho de 2026
CIDADE

Bira cobra revitalização da sinalização de estacionamento

23 JUN 2026 - 09h58Por REDAÇÃO

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), solicitou providências por parte da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), visando a revitalização da sinalização de estacionamento no perímetro central da cidade, como forma de organizar o trânsito, evitar acidentes e melhorar a rotatividade.

A reivindicação foi direcionada à diretora da Agetrat, Mariana Ricco Arguello Ortiz, tendo em vista que a pintura (sinalização) se encontra bastante desgastada, de difícil visualização, o que acaba causando transtornos, com veículos estacionados fora da área permitida, inclusive ocupando parte da pista de rolamento, causando congestionamentos e riscos de acidentes.

O vereador destacou que as vagas em 45 graus facilitam o acesso, pois exigem menos espaço da via para a manobra. “Porém, se não estiverem devidamente sinalizadas, podem causar congestionamentos ou até infrações”, comentou.

Em Corumbá, em grande parte das vias de mão única o estacionamento é em 45 graus, o que permite acomodar até 7% mais veículos comparado ao modelo tradicional perpendicular (90 graus).

Transtornos

No entanto, reforçou a necessidade da sinalização horizontal estar em perfeitas condições, seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do CONTRAN, em relação à obrigatoriedade da demarcação, e que a sinalização conjunta (placas verticais informando a angulação e pintura no solo) é o que valida o estacionamento e evita multas indevidas, contribuindo para um trânsito mais seguro.

Bira ainda lembrou que “sinalização apagada gera grandes transtornos de mobilidade e segurança, resultando na perda de vagas preferenciais (PCD e idosos), conflitos entre motoristas, acidentes por invasão de faixas e a impossibilidade de aplicar multas, visto que o Código de Trânsito Brasileiro exige sinalização visível”.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte suas aventuras aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Os lobbies das ongs são um fenômeno deste Brasil Colonial: conflitam com o pensamento ambientalista sério e científico do resto do mundo

Armando Arruda Lacerda, pantaneiro de "chapa e cruz" do Porto São Pedro

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

FAYEZ FEIZ JOSÉ RIZK

Intervenção no Consórcio Guaicurus não é a solução definitiva

HITO BRAGA DE MORAES 

A importância do desenvolvimento da infraestrutura hidroviária no Brasil

HEITOR RODRIGUES FREIRE

E agora?