O melhor destino de ecoturismo do Brasil mantém a média de fluxo de turistas, desde a retomada no ano passado, mas em setembro o número de visitações (68.840) nos atrativos caiu 18,25% em relação ao mesmo período de 2021. Por dois fatores: o feriado da Independência não foi prolongado e a realização do Brasil Ride, um dos maiores eventos de bike, levou a cidade mais de três mil pessoas, porém envolvidas na competição e não a passeio.
“Não incluímos o 7 de setembro no nosso calendário de alta temporada justamente por não ser um feriado prolongado”, explica Janaina Mainchein, coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), que processa e divulga mensalmente os boletins com os números da atividade turístico local. Esse fator e o evento de bike, embora tenha atraído um número significativo de visitantes, podem ter sido determinantes para a queda de visitações.
Turismo interno
A manutenção do volume de turistas ao destino – 26.797 visitantes em setembro, recorde desde 2015, totalizando 199.297 no ano - foi favorecida, também, pelo clima quente e pela alta do dólar. “Os brasileiros estão preferindo fazer turismo doméstico, enquanto os sul-mato-grossenses estão optando mais por Bonito por ser perto e mais acessível de carro”, acrescenta Janaina Mainchein.
A ocupação hoteleira no mês passado se manteve em alta, com taxa de 67% - recorde nos últimos sete anos, mas inferior a janeiro (75%) e julho (71%). Calculo do OTEB indica que 8,78% dos visitantes chegaram ao destino de avião, com 2.342 desembarques no aeroporto estadual. A flutuação continua liderando as visitações: 17.844 vouchers comercializados. Na sequência, os balneários (16.546), cachoeiras (10.878) e a Gruta do Lago Azul (10.010).
Leia Também
Corumbá recebe Anzol Rosa, as mulheres na pesca esportiva
Encontro promoveu conexão entre empreendedoras
PREFEITURA DE BONITO SOFRE MAIS UMA DERROTA NA AÇÃO CONTRA TAXA DO TURISMO
ATO NA CÂMARA REFORÇA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA
Interdição da ponte no fim de semana seria um contrassenso