quinta-feira, 05 de novembro de 2026 - 11:36
CORUMBÁ

Hesley solicita tarifa zero a estudantes que farão o ENEM

05 NOV 2026 - 09h27 Por Redação

Tarifa zero nos õnibus coletivos para estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 8 e 15 de novembro, é o que está reivindicando o vereador Hesley Santana, como forma de assegurar que nenhum corumbaense seja impedido de realizar a prova por falta de condições financeiras para o transporte.

A solicitação foi feita durante sessão ordinária da Câmara e direcionada à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), com cópia ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, para providências urgentes junto à empresa concessionária do transporte público coletivo no sentido de assegurar o transporte gratuito.

O parlamentar ao fazer o pedido, levou em consideração o fato de que o ENEM, principal porta de entrada para o ensino superior no país, mobilizará milhares de corumbaenses nos dois domingos de aplicação, e que o deslocamento até os locais de prova representa um custo extra e, para muitos participantes, uma dificuldade que pode resultar em atrasos ou até mesmo na ausência no exame.

Lembrou que o ENEM é realizado por um público diversificado, composto por estudantes, trabalhadores, egressos e pessoas que buscam uma nova oportunidade no ensino superior, e que é dever do Poder Público de garantir o acesso à educação e criar mecanismos que assegurem igualdade de condições a todos os candidatos.

Destacou que a adoção da tarifa zero nos dois dias do ENEM é uma medida de incentivo à educação, de justiça social e de valorização do esforço de todos aqueles que buscam um futuro melhor por meio dos estudos.

Audiência públca

Por outro lado, Hesley solicitou a disponibilização do plenário da Câmara para a realização de uma audiência pública no dia 18 de novembro, às 18 horas, com o tema “Lei Federal nº 15.326/2026: Reconhecer e Valorizar – Legislação, Direitos e Perspectivas para Corumbá.”

“A audiência tem como objetivo promover o diálogo e o esclarecimento sobre a Lei Federal nº 15.326/2026, que trata do reconhecimento e enquadramento dos profissionais da Educação Infantil no quadro do magistério”, explicou.

O encontro, conforme o vereador e professor, vai debater os direitos, os critérios legais, os impactos na carreira e as perspectivas de implementação da legislação no município de Corumbá, garantindo espaço de participação de profissionais, representantes do Poder Público e entidades envolvidas na educação municipal.

Leia Também

Megafone

Desenvolvimento econômico é importante, mas não pode acontecer às custas da qualidade de vida da população

Prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, questionando os impactos da mineração no distrito de Maria Coelho

Vídeos

Conheça o verdadeiro caldo de piranha

Mais Vídeos

Opinião

Gilberto Verardo

O calvário jurídico

Armando Arruda Lacerda

Pantaneirismo e a eterna busca por ações orgânicas

Nelson Araújo Filho

Vermelhos