sexta, 29 de março de 2024
LATINIDADE

Festival América do Sul tem nova data: começa dia 26 de novembro

21 AGO 2017 - 23h13Por Redação

Audiência pública realizada em Corumbá, com a presença do secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, definiu que a décima quarta edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP acontecerá entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro.

O festival vai se transformar, com várias atividades acontecendo de domingo (26) a quarta (29), em uma espécie de pré-festival, com atrações voltadas para as escolas de Corumbá, Ladário e as bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Soarez, além de atividades em praças públicas e para populações ribeirinhas.

Um pedido geral foi para aumentar as atrações artísticas de países da América do Sul e do continente, assim como dar ênfase para atividades que remetam ao mês da Consciência Negra, comemorado em novembro. Outro item lembrado e pedido foi a volta do ‘Concurso Soy Loco Por Ti América’, que envolve as escolas de Corumbá e região.

A audiência pública aconteceu na Associação Comercial de Corumbá, com a presença do diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará; a presidente do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira; o secretário adjunto de Cultura e Cidadania, Tomaz Ramos Escrivano, e a diretora e fundadora do Moinho Cultural, Márcia Rolon.

Rapper Criolo 

“Fizemos questão de fazer a audiência pública para escutar a sociedade corumbaense. Queremos o total envolvimento da população de Corumbá, assim como aconteceu no festival de Bonito. Nosso lema é a cidadania cultural e acreditamos que é desta maneira que deixaremos uma semente com o festival para nossas crianças e jovens”, afirma o secretário Athayde Nery.  

Foram mais de 60 sugestões e reivindicações para a coordenação do festival, entre elas a realização de várias oficinas, debates e cursos. Entre as atrações sugeridas na audiência pública está o rapper Criolo.

“Fizemos um evento no Facebook pedindo o Criolo no festival e já contamos com mais de 2.700 interessados. Achamos muito importante a vinda do Criolo para o festival pela importância de sua obra, a mensagem que traz em suas letras e porque será um incentivo para a cena de rap de Corumbá. Viemos na audiência em busca deste objetivo”, ressaltou Gabriela, uma das responsáveis pelo movimento para a vinda do cantor para o FASP.

 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar