A Embratur lançou uma campanha publicitária que promove nos Estados Unidos os principais atrativos da Amazônia. Na estratégia da Agência para atrair turistas estrangeiros aos destinos da floresta, está prevista também a realização de uma Galeria Visit Brasil dedicada à Amazônia, em Nova York, entre os dias 23 e 27 de setembro, além de duas famtours na região.
O conceito da campanha é de um reencontro interior a partir de reconexão com a natureza no maior e mais importante bioma do mundo. As peças destacam a beleza natural com árvores, rios, cachoeiras e animais, experiências étnicas, culturais, gastronômicas e de autocuidado que os povos locais e a floresta oferecem. O slogan é “Brazilian Amazon, an inner journey” – Amazônia Brasileira, uma jornada interior. Nos vídeos, a protagonista é uma uma turista internacional que passa por transformações interiores a partir das experiências inesquecíveis nos destinos amazônicos.
A campanha amazônica será veiculada on-line em todo o território dos Estados Unidos até 30 de setembro e também contará com promoção em mídia externa em paradas de ônibus e em telão na Times Square, em Nova York.
“O mundo inteiro está discutindo as mudanças climáticas. E esse debate passa, necessariamente, pelo Brasil e pela Amazônia. Trabalhar para que o turismo seja uma das soluções para garantir sustentabilidade à vida na floresta é uma missão que o presidente Lula nos deu”, afirma Marcelo Freixo.
Mês da Amazônia
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio de destinos sustentáveis, a Embratur também aproveita o mês da Amazônia para impulsionar as ações promocionais para atrair mais turistas estrangeiros à região. Além da campanha publicitária, haverá a inauguração de uma Galeria Visit Brasil em Nova York, famtours em parceria com o Sebrae e quatro minidocumentários sobre o poder transformador do turismo nas comunidades locais.
Em 23 de setembro, em parceria com o Sebrae, a Embratur inaugura a Visit Brasil Gallery Amazon, a Galeria Amazônia, em Nova York. Até o dia 27, a edição do espaço-conceito para a promoção da cultura e dos destinos turísticos brasileiros terá a região amazônica como tema e irá apresentar aos norte-americanos e demais visitantes um Brasil de destinos incríveis e sustentáveis, permitindo a vivência de experiência imersiva na perspectiva da sustentabilidade, diversidade, arte, artesanato, moda, belezas naturais, inovação, ritmos musicais e sabores autênticos da gastronomia.
Já as duas viagens de familiarização (famtours) contarão com 10 operadores internacionais cada. Uma das viagens, para Manaus e Novo Airão, no Amazonas, será voltada para os mercados da França e da Suíça. A outra, que terá como cenário os atrativos de Belém e de Alter do Chão, no Pará, será voltada para o mercado dos EUA. No fim, os dois grupos se encontrarão em Brasília para participarem de um encontro de relacionamento com o trade turístico brasileiro na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A etapa final das famtours é voltada para a criação de networking e o fomento de negócios e parcerias.
Turismo Transforma
As ações de promoção dos destinos amazônicos contam ainda com produções audiovisuais. O paralelo entre os rios da Amazônia e o turismo é o tema da nova temporada do Turismo Transforma, websérie da Embratur que mostra a capacidade que o setor tem de gerar impactos positivos em diferentes contextos em todo o país.
O capítulo que abre a nova temporada dos minidocumentários foi lançado nessa quarta-feira (4) e apresenta a importância dos rios Tapajós e Amazonas, em Santarém (PA), e do rio Negro, em Novo Airão (AM), para o turismo, a influência deles na estrutura hoteleira, na gastronomia, na cultura, na diversidade, no manejo sustentável do pescado, na geração de emprego e renda e outros diversos aspectos que impactam diretamente e economicamente a região.
Nos dias 19 e 20, a Embratur vai integrar o grupo de trabalho de turismo do G20, que vai acontecer em Belém. O G20 é um fórum de cooperação internacional que reúne as 19 maiores economias do planeta e os blocos da União Europeia e da União Africana.
Leia Também
Brasil é destaque como Destino de Natureza e Vida Selvagem
Contra o fogo, MS Florestal participa com tecnologia e prevenção
Premiação reconhece esforço do país para estruturar destinos sustentáveis
Pesquisa atesta qualidade da água e eficiência do sistema de esgoto
Corumbaense conquista prata no Sul-Americano de Natação Master