O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, lançaram a nova campanha de promoção internacional do Brasil na Europa. O evento foi neste sábado (27), durante os Jogos Olímpicos, na Casa Brasil – espaço em Paris que receberá atletas e ex-atletas brasileiros, autoridades e visitantes de todo o mundo. Embratur e Sebrae são patrocinadores da Casa Brasil, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A campanha de promoção do Brasil na Europa é uma parceria entre Embratur e Sebrae e terá o slogan “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”. O conceito, com temática esportiva inspirada nos Jogos Olímpicos, é de que nos destinos brasileiros os turistas sempre saem ganhando com as paisagens exuberantes, a hospitalidade dos brasileiros, as amizades feitas no país e as experiências únicas.
Uma das peças divulga o Rio de Janeiro (RJ) com referências ao vôlei de praia e ao futebol feminino, passeando por praias da região e ícones como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Já o convite a Pipa (RN) destaca o surfe nas praias paradisíacas. Outra localidade, Jericoacoara (CE), encanta com as dunas, cenário ideal para os praticantes de kitesurfe. Há ainda o Rio Tapajós, no Pará, no coração da Amazônia, chamando os europeus ao paraíso para a prática de canoagem e a oportunidade de conhecer a floresta, entre outras maravilhas do Brasil.
As peças publicitárias serão veiculadas entre os dias 27 de julho e 31 de agosto em mídias diversas, como TV, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas, táxis e estações de metrô de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.
Mais turistas
O objetivo da campanha, conforme explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é aumentar as receitas e o número de turistas europeus no Brasil. “Vamos aproveitar que o mundo está olhando para os Jogos Olímpicos para convidar esses turistas a viverem experiências únicas no nosso país e mostrar que somos a terra da natureza, do turismo de aventura e dos esportes, preocupados com o meio ambiente e com a sustentabilidade, que são temas importantes para nós e para o mercado europeu”, diz.
“O fortalecimento do turismo no Brasil é o fortalecimento da economia, é desenvolvimento, é geração de emprego e renda. O governo Lula já bateu o recorde de receitas com o turismo internacional no ano no ano passado, superando o ano de 2014, quando sediamos a copa do mundo. Seguimos trabalhando muito para bater novo recorde neste ano”, reforça Freixo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça o papel estratégico da Casa Brasil em Paris. “O principal objetivo é fazer os mais de 15 milhões de turistas que vão passar pelas Olimpíadas se encantarem pelo Brasil. No Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores”, afirma Décio Lima.
Estratégia
O mercado europeu é um dos principais emissores de turistas aos destinos brasileiros. Em 2023, o Brasil foi o destino de longa distância mais procurado pelos turistas de Portugal, com 182.463 desembarques, registrando aumento de 21,85% em relação a 2022. O cenário também é positivo em relação à Alemanha. O Brasil foi o 3º destino com maior volume de viagens dos alemães para a América Latina em 2023, sendo o 1º destino da América do Sul. Foram 158.582 alemães visitando os destinos nacionais, atrás apenas de países europeus como Portugal e França – um incremento de 31,42% de viajantes em relação a 2022.
O Brasil foi, ainda, o principal destino de viagem do Reino Unido para a América do Sul. O volume de viagens ao Brasil cresceu 48,15% em relação a 2022, com 130.239 britânicos em terras brasileiras.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Embratur lança a campanha de promoção do Brasil para os europeus na França, historicamente o país que mais envia turistas aos destinos brasileiros. A estratégia de reaproximação com o mercado francês – de 2019 a 2022 a promoção no país europeu foi interrompida – tem dado certo. Em 2023, 187.559 viajantes da França desembarcaram no Brasil, contra 130.910 do ano anterior, registrando aumento de 43%.
Imersão no Brasil
A Casa Brasil será um espaço onde o mundo poderá conhecer mais sobre as experiências e destinos brasileiros. Ela terá vasta programação cultural e esportiva e também apresentará aos visitantes espaços imersivos para os visitantes se sentirem num pedaço do Brasil.
Serão cinco espaços dispostos na área interna que mostrarão experiências de Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR). Em cada um desses locais, os frequentadores poderão vivenciar um pouco do estilo de vida, das praias, da natureza, das atrações de aventura, além de texturas e cheiros, como o da Amazônia.
O público assistirá a vídeos em painéis de led, conhecerá artesanato de diferentes regiões e poderá fazer fotos em espaços instagramáveis. A experiência será complementada com shows em dois palcos e oficinas sobre manifestações artísticas brasileiras.
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